Notícias

Abilio Diniz: um empreendedor inspirador e incansável

Abilio Diniz: um empreendedor inspirador e incansável

Muito habilidoso nos negócios, foi em 1948, ainda criança, que aquele menino nascido no bairro do Paraíso, capital de São Paulo, começou a galgar a sua jornada no comércio ao lado do seu pai Valentim. Chamado de Pão de Açúcar, o nome do estabelecimento tem um significado bastante especial para a sua família, pois foi exatamente a montanha do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, que o pai de Diniz avistou ao chegar ao Brasil de navio, vindo da sua terra natal, Portugal.

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, foi em 1959 que Abílio aceitou um novo convite do seu pai, abrir o primeiro supermercado Pão de Açúcar na avenida Brigadeiro Luis Antônio, coração de São Paulo. No final dos anos 1960, a quantidade de lojas inauguradas já passava de 60, instaladas em 17 cidades. Já em 1971, Diniz fundou o Jumbo, primeiro modelo de hipermercado do Brasil.

Aquisição. Como parte dos planos de expansão da empresa, foi em 1976 que Abilio Diniz deu mais um passo na sua jornada. Adquiriu a Eletroradiobraz, que naquele momento, mantinha a segunda maior rede de supermercados e hipermercados do País. A capacidade por seguir sempre inovando, fez com que Abilio Diniz inaugura-se o primeiro supermercado dentro de um shopping center (o Iguatemi, em São Paulo). Diferenciais como atendimento 24 horas, a presença de uma farmácia dentro da loja e um centro de processamento de dados, fizeram parte desse estabelecimento.

Em 1995, Diniz toda uma decisão bastante importante para o Grupo Pão de Açúcar. A empresa passa de uma corporação familiar, a partir da abertura de capital com ações ofertadas na bolsa de valores. E foi a partir daí que o grupo francês Casino passou a ser um grande investidor da varejista paulista.

Comércio eletrônico. As vendas pela internet começam a atrair os consumidores mais antenamos com a tecnologia aliada a praticidade na aquisição de produtos. Sabendo disso, foi em mais uma tacada de mestre que Abílio Diniz entrou no comércio pela internet em parceira com a então Via Varejo, hoje Grupo Casas Bahia.

Após 54 anos de atuação, Abílio dos Santos Diniz deixou o comando do Grupo Pão de Açúcar.

Carrefour. Novos rumos na carreira levaram Abilio Diniz a atuar no Grupo Carrefour Brasil durante 10 anos. Ao longo desse período, o empresário se empenhou fortemente, colocando ali a sua visão e habilidade únicas no desenvolvimento e amadurecimento da corporação.

“Se hoje o Grupo Carrefour Brasil é o maior varejista alimentar do país, isso se deve em grande parte à atuação de Abílio Diniz, um dos maiores e mais respeitados empresários do varejo brasileiro, como administrador e acionista de referência da Companhia, por meio de sua empresa de investimentos “Península”.

Mais do que um empreendedor de sucesso, Diniz foi um exemplo de dedicação e amor à família, à educação, aos esportes, à saúde, à espiritualidade e ao Brasil. Os cargos ocupados por Abílio Diniz ficarão vagos momentaneamente, até posterior deliberação pelo Conselho de Administração da Companhia”, comentou a empresa em nota.

ABRAS. Como um dos fundadores da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o empresário Abilio Diniz deixou um belíssimo exemplo de dedicação ao trabalho, a família e a toda classe supermercadista.

Responsável pela abertura da convenção ABRAS 2018, Abilio Diniz abordou o tema “tendências do mercado”. Em sua fala, ele destacou, a velocidade dos novos tempos e a necessidade de as empresas, cada vez mais, entregarem facilidade, simplicidade, conveniência e especialização aos clientes.

”Hoje, o mundo é no celular, por isso, o conceito de omnichannel é tão relevante. Nem sempre a compra se dá de forma on-line, mas os dispositivos são usados para pesquisa e para encaminhar os consumidores ao ponto de venda. Noutras vezes, o consumidor vai às lojas só para ver o produto e, depois, comprá-lo on-line”, disse Diniz.

Na convenção ABRAS de 2022, o ex-dono do Grupo Pão de Açúcar foi novamente convidado para abrir o evento. O assunto dessa vez foi o seu otimismo com a realidade brasileira, já que o País passava por um processo de eleições.

Sob a ótica da economia, o empresário foi categórico naquele momento: “não há espaço para aventuras e grandes guinadas. Um país que vem caminhando na contramão do que o mundo vem fazendo. Olhe para fora. Qual o grande receio? Recessão no exterior? Na Europa?”.

“O Brasil está crescendo e vai continuar nessa toada. Na minha visão não vai acontecer nada de especial. O país tem instituições fortes. Nenhum presidente vai governar sem o apoio do Legislativo e Judiciário, e principalmente, fazer o que quer”, contextualizou Diniz.


Fonte: ABRAS