APAS Show: maior feira do segmento supermercadista da América Latina reúne empresas do interior de SP

Empresas que compõem o setor supermercadista estão reunidas desde a última segunda-feira (16) na APAS Show, considerada a maior feira do segmento na América Latina. O evento está sendo realizado no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
São cerca de 800 expositores na feira, com organizações que fazem parte de toda a cadeia produtiva do setor supermercadista, desde a área de alimentos e bebidas até embalagens.
"Os nossos clientes estão atrás de novos lançamentos, porque o público, hoje, é muito exigente. Com isso, a gente pretende gerar muito mais empregos, fazer a economia andar e torcer para que o país gere bons negócios junto com a economia perfeita", afirma o diretor comercial Wagner Zacharias.
O interior do estado de São Paulo está bem representado, com cerca de 30 empresas que estão em busca de negócios e parcerias para o mercado interno e externo, uma vez que há representantes de 20 países no evento, conforme explica o superintendente da APAS, Calos Corrêa.
"Muitas empresas do interior começam participando do nosso encontro regional. Então, a história de cada um a gente consegue acompanhar em um primeiro, em um segundo evento até que a empresa fala: poxa, acho que ganhei musculatura para ir para a feira da APAS."
Na feira, a indústria tem como foco principal a visibilidade de seus produtos e a negociação com novos supermercados e com as grandes redes do varejo, sendo considerada um termômetro do que o setor projeta de crescimento para os próximos meses.
O diretor-executivo Roberto Carvalho contou à TV TEM que alguns negócios já foram fechados na feira. "Nossa expectativa é grande, muitos negócios a serem gerados após a feira, então a gente acredita que, para o segundo semestre, a empresa deve acrescentar o crescimento na casa de 20% só das conversas e negócios que foram prospectados aqui no evento."
A APAS Show volta a acontecer após dois anos de paralisação em virtude da pandemia de Covid-19 e segue até a próxima sexta-feira (20). Até lá, fornecedores dos supermercados aproveitam o espaço para apresentar novidades e lançar produtos do segmento, que serão tendência ainda durante o ano.
A meta do evento é repetir os números de 2019, quando cerca de 60 mil pessoas circularam pela feira e mais de 330 milhões de dólares foram movimentados em negócios.
"Se essa cadeia começa a se movimentar, começa a ter consumo, a indústria tem que se preparar e produzir mais. Para a indústria produzir mais, temos que ter emprego, gerar mais empregos. Então é uma cadeia, uma corrente, que a gente consegue enxergar qual é o cenário que vamos ter para os próximos meses e anos", conta o empresário José Luiz Franzotti.
O empresário Júlio César Antônio tem a expectativa de que apareçam parceiros de todo o Brasil durante o evento. "Recebemos pessoal de Belém, de Tocantins e de Rondônia. Então, a expectativa para esse ano é muito boa. O varejo está com uma demanda muito alta. Estamos acreditando muito neste momento."
O diretor geral da APAS Show, Erlon Ortega, explicou que, apenas na montagem do evento, foram necessárias mais de cinco mil pessoas.
"A expectativa é realizar muitos negócios na casa de R$ 10 bilhões. Tudo isso representa a energia positiva para que lá na ponta, dentro do supermercado, a gente possa retomar a economia."
Fonte: G1