Notícias

Asmat participa de encontro sobre oportunidades de negócios para agricultura familiar

Asmat participa de encontro sobre oportunidades de negócios para agricultura familiar

Um encontro com 200 pessoas uniu lideranças da agricultura familiar com representantes do mercado consumidor. O 1º Encontro sobre Oportunidades de Negócios para Agricultura Familiar visou capacitar agricultores familiares para ampliarem o acesso a mercados, públicos ou privados, proporcionando-lhes uma visão ampliada de oportunidades, de gestão e de superação. A Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat) esteve presente no evento por meio do presidente Alessandro Morbeck e do diretor Claudir Raimundi. 



O encontro aconteceu nos dias 04 e 05 de dezembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, onde foram realizadas palestras e mesas redondas com profissionais especializados, tanto do setor público quanto do privado. Promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), a programação foi formatada com a intenção de mitigar os principais entraves diagnosticados, a fim de promover a renda aos agricultores familiares, o aperfeiçoamento da regularidade do abastecimento e a segurança alimentar.



Nesse sentido, a Conab apresentou as ferramentas de compras públicas executadas pela estatal, com destaque ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e às diversas modalidades do programa. A mais acessada é a de Compra com Doação Simultânea, que possibilita aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a venderem seus produtos à Companhia. Esta produção é doada a grupos populacionais em situação de insegurança alimentar e nutricional. O evento também deu orientações sobre empreendedorismo, gestão, soluções financeiras, dentre outros temas para aprimoramento das cooperativas e associações, visando um melhor preparo à conquista de novos mercados.



Ao final do ciclo de palestras, aconteceram rodadas de negócios, onde os agricultores familiares puderam expor seus produtos e se aproximar dos mercados, realizar negociações e tirarem suas dúvidas. Também foram expostos estandes de oportunidades para o setor como soluções financeiras, selos de agricultor familiar e orgânicos, compras institucionais, tecnologias, dentre outros. (Assessoria de imprensa da Asmat com informações da Conab)


Fonte: Assessoria