ASMAT reúne cerca de 100 supermercadistas e colaboradores em palestra sobre tendências de consumo

Segundo o palestrante, o varejo é feito de detalhes. “Não existe uma fórmula pronta, um programa de fidelização ou de repente uma campanha que você venha estalar e obviamente todos os seus problemas sejam resolvidos. Existe sim, mesmo dentro do nosso cenário, uma condição de melhorar um pouco a nossa rentabilidade, a nossa margem, entre outras formas de você agradar o cliente e ter mais lucro”, explicou Gorgulho.
Nesse sentido, disse o professor, alguns detalhes são fundamentais para que o resultado seja positivo. “Faça o diferencial para o cliente, ele não quer mais a mesma coisa e hoje tem muita concorrência. Por isso a importância de estreitar o máximo possível o relacionamento e ter um supermercado para cada cliente, ou seja, entender cada cliente de forma diferente. Por fim, você não tem que vender produtos, você tem que vender soluções para que o cliente possa comprar”.
No decorrer da palestra Frederico Gorgulho mostrou dados de pesquisas feitas no setor varejista e enfatizou que vários detalhes dão um resultado positivo para quem for mais estratégico, para quem sair na frente. “Infelizmente muito empresário está sempre correndo atrás das coisas. Nós temos que nos antecipar e oferecer o que o cliente deseja e necessita. Isso serve para qualquer supermercado do Brasil”, concluiu.
A palestra reuniu empresários, gerentes, supervisores, encarregados e operadores de micro, pequenas, médias e grandes empresas de supermercados de Cuiabá e Várzea Grande. O presidente da ASMAT, Alessandro Morbeck, destacou a importância em oferecer cursos e palestras na própria associação, oportunizando que supermercadistas e seus colaboradores possam se atualizar sem precisar se deslocar para outros estados.
“Já ouvimos algumas pessoas falando que quando podem vão para outras Capitais se qualificarem. Nossa meta é trazer os cursos para cá, realizar a qualificação aqui, como estamos fazendo hoje, transformando a Associação em um polo de encontro dos supermercadistas para difusão de conhecimento para todos”, afirmou o presidente da ASMAT.
NOVAS IDEIAS
A palestra agradou os participantes, como foi o caso da gerente de Operações do Supermercado Comper, Izilda Silva, que levou mais de 50 pessoas para o evento. “Tema excelente, gostei muito. Uniu teoria e prática. Já estou com novas ideias para aplicar nas lojas”, destacou. O empresário Claudir Carlos Raimundi, do Supermercado Iguaçu, também aprovou a iniciativa e garantiu que estará presente nos próximos eventos.
A entrada do evento foi a doação de um litro de leite ou alimentos. No total foram arrecadados 83 litros de leite longa vida, 10 quilos de arroz e dois litros de óleo que serão doados a uma instituição de caridade.
COMPETÊNCIAS DE GESTÃO
Confira as competências de gestão para 2017 que Frederico Gorgulho passou durante a palestra:
- Pensar estrategicamente, sendo ou não o dono do negócio;
- Possuir perfil inquieto, interessado na melhoria contínua, buscando alavancar novos negócios;
- Saber lidar com as incertezas, questionando, propondo, interpretando rapidamente as demandas do mercado (principalmente mix de produtos).
- Tenha capacidade “fuçativa” para o sucesso na gestão da sua loja: vontade de aprender, vontade de fazer a diferença, vontade de querer mudar, vontade de gostar do que faz.
Fonte: Redação e Fotos: Luciane Mildenberger