Asmat trabalha para fundação do SindSuper Mato Grosso

A reunião foi solicitada pelo Presidente Sr. Kassio Catena e pelo Senador Pedro Taques para intervir com o ministro agilidade no processo do registro sindical (SindSuper-MT), que foi protocolado em 11 de junho de 2012, no Ministério do Trabalho e Emprego e conforme o extrato de solicitação o processo encontra-se aguardando distribuição para análise, desde 26/06/2012, portanto sem qualquer impulso a mais de um ano.
O presidente respeitosamente expôs e destacou que a entidade sindical acima referida carece de registro sindical, é o principal setor do comércio varejista do Estado de Mato Grosso, com mais de 4 mil estabelecimentos, com faturamento estimado de 50 bilhões para o ano de 2014, gerando mais de 60 mil empregos diretos, e 180 mil empregos indiretos. Assim foi solicitado ao ministro em determinar que seja dado impulso processual no pedido de Registro Sindical, visando a análise do requerimento e seus procedimentos posteriores nos termos da lei, uma vez que a categoria econômica ora representada vem suportando prejuízos de alta monta em razão do sindicato não possuir certidão sindical, e consequentemente não cumprir o seu papel de defender os interesses das suas representadas.
Para dar mais celeridade ao processo o senador Pedro Taques, pediu ao ministro atenção especial à demanda. "O supermercadista deve ser tratado de forma diferente, já que funciona com horários específicos. Os senhores são trabalhadores, pagam impostos e têm esse direito junto ao Ministério do Trabalho", disse o senador, ao se referir ao banco de horas e turnos de trabalho. Em resposta ao pedido do Presidente Kassio Catena, o Ministro Manoel Dias garantiu agilidade na análise do processo e apresentará o parecer em 20 (vinte dias). Certos de contar com o atendimento, os presentes agradeceram ao ministro Manoel Dias e senador Pedro Taques pela oportunidade e atenção ao setor.
A abertura do SindSuper também conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Fonte: Asmat