Notícias

ATIVIDADE DO COMÉRCIO RECUA 0,5% EM NOVEMBRO

ATIVIDADE DO COMÉRCIO RECUA 0,5% EM NOVEMBRO

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país recuou 0,5% em novembro, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Quando comparado com novembro/17 houve alta de 5,4%. Com estes resultados, no acumulado do ano de 2018 até novembro, a atividade varejista cresceu 6,7% frente ao mesmo período de 2017.



Segundo os economistas da Serasa Experian, a atividade varejista em novembro foi impactada negativamente pelos excessos de feriados e suas respectivas "pontes" que aconteceram naquele mês, diminuindo o fluxo dos consumidores nas lojas.



Três segmentos varejistas apresentaram recuos em novembro/18, a saber: móveis, eletroeletrônicos e informática (-0,8%); veículos, motos e peças (-1,0%); e combustíveis e lubrificantes (-0,9%), sempre na comparação com outubro/18. O segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas manteve-se estável em novembro/18 e, no território positivo, encontramos os segmentos de material de construção (0,9%) e o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (0,6%).



No acumulado do ano até novembro, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática cresceu 11,7% e o segmento de veículos, motos e peças cresceu 7,7%. Todos os demais segmentos varejistas ainda registram quedas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,5%); combustíveis e lubrificantes (-1,1%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-3,0%); material de construção (-5,1%).


Fonte: Investimentos e Notícias