Notícias

ATIVIDADE DO VAREJO FECHA 2018 COM ALTA DE 2,8%, AFIRMA CNDL

ATIVIDADE DO VAREJO FECHA 2018 COM ALTA DE 2,8%, AFIRMA CNDL

O comércio varejista mostra sinais de recuperação, de acordo com o Indicador de Atividade do Varejo, da Confederação Nacional de Dirigentes (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A sondagem aponta uma alta de 2,8%, em dezembro, nas consultas para vendas a prazo ao longo de 2018.



Trata-se da maior alta registrada para o mês desde 2014 no acumulado de 12 meses. “A melhora dos níveis de confiança e o clima de otimismo para uma retomada mais forte da economia ajudaram a impulsionar a atividade varejista. Mesmo considerando apenas uma parcela das vendas, aquelas feitas a prazo, o indicador sugere avanço das vendas do varejo ao longo do último ano”, analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, em nota à imprensa.



Tendência



O indicador é um termômetro da intenção de compras a prazo por parte do consumidor, abrangendo os segmentos de supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e eletrodomésticos.



Segundo o SPC, o índice “confirma a tendência de retomada do varejo.” Muito embora o volume de vendas do varejo não tenha alcançado os patamares anteriores à crise, explica o indicador da CNDL/SPC, “os números começam a se distanciar” daqueles observados nos piores momentos da retração econômica no Brasil.


Fonte: DCI