Atividade no varejo cai 1,3% em janeiro, apurou a Serasa

Dos cinco segmentos que registraram queda em janeiro, a retração mais acentuada foi em veículos, motos e peças (-3,7% no mês e -10,5%). Na seguida aparecem supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,8% no mês e -0,4% no ano); material de construção (-1,2% no mês e -19,2% no ano), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,6% no mês e +4,9% no ano) e combustíveis e lubrificantes (-0,6% no mês e -8,6% no ano).
Segundo os economistas da Serasa, o ano começou fraco para a atividade varejista. "Taxas de juros que continuam em elevação, confiança dos consumidores ainda em declínio e as pressões sobre o orçamento doméstico ocasionadas por uma série de reajustes e aumentos que ocorreram neste início de ano afugentaram os consumidores das lojas durante o mês passado", diz o texto.
O indicador Serasa é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da companhia. A amostra é composta de cerca de 6 mil empresas comerciais.
Fonte: Estadão