Brasileiro gastou mais e comprou menos durante a copa
Um levantamento realizado pela Kantar Worldpanel mapeou como foi o consumo no Brasil durante o período de Copa do Mundo. O estudo que comparou o mês de junho de jogos com o mesmo período do ano passado identificou que o consumo registrou uma retração em 1,6% em volume, mas cresceu 10,9% em valor. Ou seja, o brasileiro gastou mais e comprou menos.
A pesquisa mostra que as categorias que mais se destacaram no período foram as ligadas ao churrasco, como a cerveja, que cresceu 6% em volume e registrou uma variação do tíquete médio de 18,8%, o hambúrguer, com crescimento de 9% em volume e 19% em variação de valor e a linguiça, que aumentou 6% em volume e 20% no gasto médio.
O pão industrializado também foi muito consumido nesse período, com um crescimento em volume de 8% e de variação no tíquete médio de 20%. Já o ketchup registrou o maior crescimento em volume de todas as categorias avaliadas, com 17% e 11% na média do valor gasto. A maionese, que é o principal acompanhamento do churrasco, cresceu 13% em volume e teve 10% de variação no valor.
Já o creme de leite e o sorvete registraram +15% em volume de compras no período dos jogos, em comparação com 2013. Porém, o sorvete marcou 21% de crescimento na variação do tíquete médio, contra 16% do creme de leite.
Qual era a expectativa antes da Copa?
No inicio, foi possível identificar que 46% dos consumidores se sentiam indiferentes com o evento no país, 33% animados e 15% totalmente desanimados. Os lares do Norte e Nordeste foram os que mais demonstraram empolgação antes do Mundial, com 53%. Com 30%, os lares da Grande SP apresentaram os menores índices de animação pré-evento, mas mesmo assim, 79%% dos entrevistados afirmaram que tinham a intenção de acompanhar os jogos em casa.
Avaliando as regiões com o melhor desempenho de consumo durante o período, a Grande SP se destacou com +7,6% em volume médio adquirido por viagem. E o Centro-Oeste foi a que mais demonstrou retração com -7,7% em volume.
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Sobre Kantar Worldpanel
Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento do consumidor, através de painéis de consumo contínuos. High Definition Inspiration™ combina análises avançadas e soluções customizadas em pesquisa de mercado oferecendo insights com nitidez e clareza, tanto no quadro geral quanto nos pequenos detalhes que resultam em ações bem-sucedidas por seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram o que usam e as atitudes por trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no mercado para os proprietários de marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.
Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países, diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em campos tão diversos como o largo consumo, produtos por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros.
Para mais informações, acesse www.kantarworldpanel.com/br
Sobre a Kantar
Kantar é uma das maiores empresas do mundo de investigação, informação, e consultoria. Através da combinação do talento das suas 13 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights orientado a ações efetivas e inspiração para a comunidade empresarial mundial. Seus 26.500 colaboradores trabalham em 95 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes insights de negócios a cada ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. Para mais informações, visite-nos em www.kantar.com
A pesquisa mostra que as categorias que mais se destacaram no período foram as ligadas ao churrasco, como a cerveja, que cresceu 6% em volume e registrou uma variação do tíquete médio de 18,8%, o hambúrguer, com crescimento de 9% em volume e 19% em variação de valor e a linguiça, que aumentou 6% em volume e 20% no gasto médio.
O pão industrializado também foi muito consumido nesse período, com um crescimento em volume de 8% e de variação no tíquete médio de 20%. Já o ketchup registrou o maior crescimento em volume de todas as categorias avaliadas, com 17% e 11% na média do valor gasto. A maionese, que é o principal acompanhamento do churrasco, cresceu 13% em volume e teve 10% de variação no valor.
Já o creme de leite e o sorvete registraram +15% em volume de compras no período dos jogos, em comparação com 2013. Porém, o sorvete marcou 21% de crescimento na variação do tíquete médio, contra 16% do creme de leite.
Qual era a expectativa antes da Copa?
No inicio, foi possível identificar que 46% dos consumidores se sentiam indiferentes com o evento no país, 33% animados e 15% totalmente desanimados. Os lares do Norte e Nordeste foram os que mais demonstraram empolgação antes do Mundial, com 53%. Com 30%, os lares da Grande SP apresentaram os menores índices de animação pré-evento, mas mesmo assim, 79%% dos entrevistados afirmaram que tinham a intenção de acompanhar os jogos em casa.
Avaliando as regiões com o melhor desempenho de consumo durante o período, a Grande SP se destacou com +7,6% em volume médio adquirido por viagem. E o Centro-Oeste foi a que mais demonstrou retração com -7,7% em volume.
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Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento do consumidor, através de painéis de consumo contínuos. High Definition Inspiration™ combina análises avançadas e soluções customizadas em pesquisa de mercado oferecendo insights com nitidez e clareza, tanto no quadro geral quanto nos pequenos detalhes que resultam em ações bem-sucedidas por seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram o que usam e as atitudes por trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no mercado para os proprietários de marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.
Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países, diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em campos tão diversos como o largo consumo, produtos por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros.
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Kantar é uma das maiores empresas do mundo de investigação, informação, e consultoria. Através da combinação do talento das suas 13 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights orientado a ações efetivas e inspiração para a comunidade empresarial mundial. Seus 26.500 colaboradores trabalham em 95 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes insights de negócios a cada ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. Para mais informações, visite-nos em www.kantar.com
Fonte: Abras