Brasileiros devem procurar presente mais barato no dia dos namorados

A comparação, já descontada a inflação do período, representaria uma queda de 16,84% no valor médio gasto. Para a entidade, o recuo na intenção de compra é mais um sinal da cautela do consumidor. "Considerando o fraco desempenho das outras datas comemorativas ao longo de 2015 e no início de 2016, a expectativa dos lojistas é baixa", disse por meio de nota o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
De acordo com ele, a piora das condições econômicas no Brasil, como o aumento do desemprego, da inadimplência e o crédito mais restrito, tem exercido forte impacto sobre o consumidor, que acaba sendo obrigado a limitar e rever seus gastos para salvar as finanças.
Ainda, segundo o levantamento, 20,3% das pessoas pretendem reduzir seus gastos, enquanto outros 15,6% afirmaram que esperam elevá-los. A necessidade de economizar é a principal justificativa para diminuir o consumo, citada por 19,2% dos entrevistados. Também aparecem menções à inflação elevada e à instabilidade econômica (15%) e ao endividamento (14,4%). Mesmo entre os que pretendem elevar os gastos, a principal explicação não decorre de uma motivação positiva: 36,7% dizem que isto ocorrerá em razão do aumento dos preços.
A pesquisa revela ainda que mesmo em um momento de grandes incertezas e pouco propício ao endividamento, quase um terço (32,2%) dos entrevistados admite que costuma gastar além das próprias condições financeiras com presentes para o parceiro ou parceira. Do total de pessoas que vão presentear no Dia dos Namorados neste ano, 31,4% estão com o nome sujo. Em relação ao ano passado, as compras no Dia dos Namorados deixaram um em cada dez (10,5%) entrevistados com o nome inscrito em algum cadastro de inadimplentes.
Fonte: Jornal DCI