Carrefour promove festival do peixe em todo país
Até o dia 14 de setembro, o Carrefour promove o ‘Festival do Peixe' em todas as lojas da rede, em sintonia com a ‘11ª Semana do Peixe', realizada pelo Ministério da Pesca e da Aquicultura (MPA). O objetivo da ação é justamente estimular o consumo e produção de pescado no Brasil, promovendo hábitos alimentares saudáveis ao mesmo tempo em que aquece as economias locais. Considerada uma das proteínas animais mais saudáveis do mercado, com consumo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o pescado também movimenta diversos setores, da área portuária ao varejo, e estimula o trabalho de pescadores e aquicultores, promovendo a geração de empregos e renda.
Para atender essa crescente demanda, as lojas do Carrefour serão abastecidas com mais de 500 toneladas de pescado ao longo do festival. Ao todo, mais de 200 opções estarão disponíveis, entre frescos e congelados, comercializados a preços especiais. O cliente poderá encontrar ainda diversas opções com o selo Garantia de Origem, que reúne pescados cultivados a partir de rigorosas políticas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social adotados pela rede. Dentre os pescados que contam com este selo de qualidade estão o salmão, tambaqui e camarão cinza (Vannamei).
No setor de frescos, haverá um sortimento robusto que inclui salmão, Saint Peter, tilápia, pintado, sardinha, truta, tambaqui e corvina. Já o de congelados contará com um incremento de variedades como merluza, Alasca Pollock, salmão (filé e porcionados), abadejo e a linha de bacalhaus dessalgados. Durante o ‘Festival do Peixe', o mix de frutos do mar também será reforçado. O cliente encontrará variedades de camarão, polvo, lula, além de uma grande linha de carpaccios, defumados e bacalhaus dessalgados.
O Carrefour oferece ainda diversas opções de produtos que podem ser utilizados no preparo e consumo dos pescados, como azeites, queijos, temperos, conservas, grãos, entre outras sugestões. Para a harmonização, a adega da rede oferece uma rica variedade de rótulos de vinhos tinto, rosé e branco, nacionais e importados (Argentina, Chile, Espanha, França, Itália e Portugal).
Consumo de pescado no Brasil
Dados do próprio MPA indicam que, em 2013, a produção pesqueira atingiu a marca de 160 milhões de toneladas no país e este potencial seria ainda maior. Em média, o setor cresce 17% ao ano no Brasil, contra 10% no restante do mundo. Na última década, o consumo de pescado mais do que dobrou e cresceu cerca de 25% entre 2012 e 2013 - índice superior ao consumo anual mínimo estabelecido pela OMS, que é de 12 quilos por habitante. Atualmente, a população consome em média 14,5 quilos de pescado por habitante a cada ano.
No Brasil, já é possível observar o aumento da produção do pescado por meio do cultivo, em detrimento da pesca extrativa. Somado aos recursos naturais que propiciam o desenvolvimento do setor no país, duas medidas já agem a favor desse crescimento. Em 2013, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) emitiu uma resolução pela qual o trâmite para empreendimentos aquícolas se tornou mais simplificado e ágil. Além disso, no fim de 2012, o Governo Federal lançou o ‘Plano Safra da Pesca e da Aquicultura', injetando R$4,1 bilhões de crédito para modernização e desenvolvimento das atividades.
Preferência regional
O consumo de pescado varia conforme a região do país. No Norte, por exemplo, os peixes mais procurados no Carrefour são tambaqui, pacu, pirarucu, tucunaré e os bagres (pintado, cachara, jaú, jundiá e piraíba). Já no Centro-Oeste, os mais vendidos são o salmão, Saint Peter, camarão cinza (Vannamei), tambaqui, pintado, surubim e filhote. A região Sudeste tem predileção por salmão, Saint Peter, tilápia, camarão cinza, Alasca Pollock, merluza, posta de cação, pintado, tambaqui, corvina e sardinha. Enquanto isso, no Nordeste do país, predominam tilápia, Alasca Pollock, camarão cinza (Vannamei), atum e serra.
Para atender essa crescente demanda, as lojas do Carrefour serão abastecidas com mais de 500 toneladas de pescado ao longo do festival. Ao todo, mais de 200 opções estarão disponíveis, entre frescos e congelados, comercializados a preços especiais. O cliente poderá encontrar ainda diversas opções com o selo Garantia de Origem, que reúne pescados cultivados a partir de rigorosas políticas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social adotados pela rede. Dentre os pescados que contam com este selo de qualidade estão o salmão, tambaqui e camarão cinza (Vannamei).
No setor de frescos, haverá um sortimento robusto que inclui salmão, Saint Peter, tilápia, pintado, sardinha, truta, tambaqui e corvina. Já o de congelados contará com um incremento de variedades como merluza, Alasca Pollock, salmão (filé e porcionados), abadejo e a linha de bacalhaus dessalgados. Durante o ‘Festival do Peixe', o mix de frutos do mar também será reforçado. O cliente encontrará variedades de camarão, polvo, lula, além de uma grande linha de carpaccios, defumados e bacalhaus dessalgados.
O Carrefour oferece ainda diversas opções de produtos que podem ser utilizados no preparo e consumo dos pescados, como azeites, queijos, temperos, conservas, grãos, entre outras sugestões. Para a harmonização, a adega da rede oferece uma rica variedade de rótulos de vinhos tinto, rosé e branco, nacionais e importados (Argentina, Chile, Espanha, França, Itália e Portugal).
Consumo de pescado no Brasil
Dados do próprio MPA indicam que, em 2013, a produção pesqueira atingiu a marca de 160 milhões de toneladas no país e este potencial seria ainda maior. Em média, o setor cresce 17% ao ano no Brasil, contra 10% no restante do mundo. Na última década, o consumo de pescado mais do que dobrou e cresceu cerca de 25% entre 2012 e 2013 - índice superior ao consumo anual mínimo estabelecido pela OMS, que é de 12 quilos por habitante. Atualmente, a população consome em média 14,5 quilos de pescado por habitante a cada ano.
No Brasil, já é possível observar o aumento da produção do pescado por meio do cultivo, em detrimento da pesca extrativa. Somado aos recursos naturais que propiciam o desenvolvimento do setor no país, duas medidas já agem a favor desse crescimento. Em 2013, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) emitiu uma resolução pela qual o trâmite para empreendimentos aquícolas se tornou mais simplificado e ágil. Além disso, no fim de 2012, o Governo Federal lançou o ‘Plano Safra da Pesca e da Aquicultura', injetando R$4,1 bilhões de crédito para modernização e desenvolvimento das atividades.
Preferência regional
O consumo de pescado varia conforme a região do país. No Norte, por exemplo, os peixes mais procurados no Carrefour são tambaqui, pacu, pirarucu, tucunaré e os bagres (pintado, cachara, jaú, jundiá e piraíba). Já no Centro-Oeste, os mais vendidos são o salmão, Saint Peter, camarão cinza (Vannamei), tambaqui, pintado, surubim e filhote. A região Sudeste tem predileção por salmão, Saint Peter, tilápia, camarão cinza, Alasca Pollock, merluza, posta de cação, pintado, tambaqui, corvina e sardinha. Enquanto isso, no Nordeste do país, predominam tilápia, Alasca Pollock, camarão cinza (Vannamei), atum e serra.
Fonte: Carrefour