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Cartinha 'Conhecendo os Vinhos do Brasil' é lançada no RS

Cartinha A Cartilha "Conhecendo os Vinhos do Brasil" foi lançada oficialmente na manhã de hoje (12) em Porto Alegre, em evento com palestra do enófilo e consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, Carlos Cabral. A cartilha, que integra o projeto de mesmo nome, traz subsídios para o trabalho de compradores, atendentes de lojas e outros profissionais que atuam no dia a dia dos supermercados. Promovida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (ABBA), Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), e entidades supermercadistas regionais, a cartilha foi criada com o objetivo de estimular o consumo e as vendas de vinhos nacionais.

Durante a palestra, que foi organizada pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) em parceria com o IBRAVIN, ABRAS, ABBA e ABRABE, Cabral deu dicas para atendentes, supermercadistas e demais profissionais do varejo sobre como melhorar o atendimento e alavancar as vendas de vinhos.

O vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, participou do evento representando a entidade nacional. Para ele, o lançamento da cartilha e o projeto como um todo, incluindo a palestra com o consultor Carlos Cabral, ajuda a alcançar os objetivos comuns entre os setores vitivinícolas e supermercadista. "Essas ações fazem parte do nosso planejamento e são fundamentais para aumentar o consumo dos atuais 1,9 litro para 2,5 litros até o final de 2016", destaca.

Para o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, os supermercados gaúchos vêm fazendo um trabalho de incentivo ao consumo do vinho brasileiro. O empresário afirma que a parceria com o IBRAVIN é fundamental para estimular a comercialização de vinhos e espumantes e potencializar a venda de suco de uva pelo país. "É um trabalho gradativo que o setor vinícola e os supermercados estão desenvolvendo de aproximação dos consumidores às bebidas nacionais. Com relação ao suco de uva, as entidades supermercadistas e do setor vitivinícola têm atuado em conjunto para incluir o produto no Regime de Cesta Básica do ICMS, facilitando o acesso da população e a inclusão na merenda escolar da rede pública", diz.

O presidente do Conselho Deliberativo do IBRAVIN, Moacir Mazzarollo, destacou a importância em melhorar o atendimento em todos os pontos de vendas, e falou dos projetos Qualidade na Taça, que está qualificando o serviço de vinhos com o treinamento de garçons e proprietários de bares e restaurantes de todo o País, e o Vinhos Brasileiros Premiados, que levou ao Grupo Pão de Açúcar cerca de 20 rótulos de cinco vinícolas gaúchas ao mercado. "Queremos expandir esses projetos e aumentar a visibilidade dos vinhos brasileiros nos supermercados, que respondem por cerca de 80% da venda de vinhos no Brasil. Por isso, é muito importante esse trabalho que é feito nos estados com a presença do especialista no assunto Carlos Cabral, com o objetivo de disseminar a sua experiência e mostrar esse mercado que tem uma rentabilidade muito acima de outras categorias", diz.

Projeto

O projeto Conhecendo os vinhos do Brasil faz parte de um Acordo de Cooperação para promoção dos vinhos brasileiros no mercado interno, assinado em outubro de 2012 pelo Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (ABBA) e Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE). A meta do projeto é planejar ações para aumentar o consumo de vinhos no Brasil de 1,9 litro para 2,5 litros per capita até o final de 2016.

Fonte: Agas