Notícias

Combate ao desperdício beneficia a população

Combate ao desperdício beneficia a população Embora esteja desempregado e sem perspectivas de contratação devido à idade, o flanelinha Luiz Carlos Soares de Castro, 56 anos, não tem dificuldade em garantir todas as refeições com cardápio balanceado em sua casa. A família do morador do bairro Guarará, em Santo André, é uma das centenas beneficiadas por programa de combate ao desperdício implementado nas feiras livres da cidade há um ano, exatamente no Dia Mundial da Alimentação. Mensalmente, entidades assistenciais instaladas no município recolhem de nove a 13 toneladas de frutas, verduras e legumes doados pelos feirantes e que iriam para o lixo para distribuir entre a população mais vulnerável.

“Moro com a minha mãe (de 79 anos) e vivemos dos meus bicos e da aposentadoria dela. Esse alimento é um adianto porque usamos nosso dinheiro para comprar remédios para ela e outros itens, como arroz e feijão”, destaca Castro. O pouco que recebe todas as quintas-feiras ainda é dividido entre os vizinhos. “A gente não deixa nada estragar”, garante.

O alimento que chega à mesa do flanelinha é fruto da generosidade do feirante Gilson Berinjela, 32, um dos trabalhadores que colaboram com o programa na feira da Rua Sagres, no Guarará. “Essa mercadoria iria para o lixo porque não resistiria até a próxima feira. A gente ajuda os outros e Deus ajuda a gente”, acredita.

O trabalho de fazer com que as doações sejam entregues aos moradores que necessitam é feito por colaboradores da Associação Beneficente Renovar, que mantém três casas de acolhimento que beneficiam 60 pessoas, entre crianças e mães em situação de violência e vulnerabilidade, além de usuários de drogas. Uma vez por semana eles recolhem os alimentos descartados, fazem a triagem e distribuem às cerca de 300 famílias cadastradas. “A gente já fazia esse trabalho, mas a partir do programa podemos complementar as refeições e deixá-las mais balanceadas. Nem sempre a gente tinha como comprar frutas e verduras”, diz a presidente da entidade, Andreia da Silva.

A meta do coordenador do Programa Abasteça Já Esta Ideia: Diga Não ao Desperdício, Ronaldo Gonzales, é levar a campanha, fruto de termo de parceria de cooperação técnica entre a cidade e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), para as 74 feiras do município de forma gradativa. “O programa está em fase de aprimoramento e expansão. Entendemos que é uma atitude inovadora e que beneficia a comunidade”, destaca.

As entidades e feiras atendidas com o recebimento de frutas, verduras e legumes são: Centro Espírita Jesus no Lar, na feira da Vila Luzita; Comunidade Nascer de Novo, na feira do bairro Homero Thon; Creche Recanto Somasquinho, na feira da Vila Linda; e Associação Renovar, do bairro Guarará. Um dos critérios é que as instituições estejam localizadas a até quatro quilômetros de uma feira e retirem os produtos doados.

Fonte: Diário do Grande ABC