Notícias

Comércio aposta em promoção pós-Natal

Comércio aposta em promoção pós-Natal As promoções pós-Natal vão começar com força hoje nos shoppings e no comércio de rua de todo o país. O objetivo é tentar melhorar o resultado ruim do Natal que, segundo a Serasa Experian, foi de retração de 4% nas vendas na comparação com 2015 — segundo pior resultado desde 2003, atrás apenas dos -6,4% do ano passado. Agora, a expectativa dos varejistas é aproveitar o movimento de consumidores que visitarão as lojas para trocar os presentes de Natal e fisgá-los com as liquidações.

— Seguramente, as promoções começarão de forma intensa. Quando a economia está represada, o período pós-Natal é de preços mais baixos e vendas aquecidas — disse ao GLOBO Luiz Augusto Ildefonso, diretor da Alshop, associação que representa os shoppings centers.

As vendas natalinas dos shoppings tiveram o desempenho mais fraco desde 2004, ano que a Alshop começou a monitorar o volume de vendas. De acordo com os dados da associação, o faturamento dos lojistas de shoppings caiu 3% neste Natal sobre o mesmo período do ano passado.

Segundo Ildefonso, para compensar essa retração, os descontos chegarão a até 70% e serão em todos os tipos de itens, de roupas e sapatos a eletroeletrônicos e eletrodomésticos.


Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, reforça a ideia de que as promoções que começam agora são a chance de os varejistas reaquecerem as vendas até o fim de janeiro, na tentativa de compensar as perdas.

— O comerciante tem agora a oportunidade de emplacar novas vendas para melhorar o fraco desempenho do Natal — disse Marcela.

Lojas de departamento como a Zara, além das varejistas Leader, Ricardo Eletro e a Fnac já estampam em suas fachadas as liquidações. Os hipermercados, como o WalMart e o Carrefour, por sua vez, prometem liquidar os produtos passado o réveillon, a partir de 2 de janeiro.

Fonte: O Globo