Compras pela internet “bombam” com comodidade e incentivos

Os números divulgados pelo E-Bit não deixam dúvidas sobre este cenário. Desde 2001, quando a empresa começou a levantar dados sobre o e-commerce no Brasil, todos os anos apresentaram aumento expressivo no volume de vendas online.
Reconhecida como a mais respeitada fonte de informações sobre o e-commerce no Brasil, a E-bit é uma entidade de referência sobre o comércio eletrônico no país. Além de manter um sistema que avalia o nível de confiança de mais de 8.000 lojas virtuais, divulga semestralmente o relatório Webshoppers, que traz um raio-x do setor de e-commece brasileiro.
Além dos dados do gráfico acima, o relatório relativo ao primeiro semestre de 2014 indica R$16,06 bilhões em vendas online, superando em 26% o mesmo período de 2013.
Compras online são cada vez mais confiáveis
Toda novidade desperta desconfiança. Este é um comportamento natural do ser humano. Desta forma, a consolidação das lojas virtuais ano após ano como uma opção confiável de compra é um dos fatores que explicam o aumento do volume de vendas pela internet.
Pessoas mais tradicionalistas ainda tendem a encarar com certa desconfiança o ato de comprar um produto sem ter contato com um vendedor, sem visitar a loja, ver o produto e levá-lo na hora. Mas esta tendência é cada vez menor, devido a uma série de fatores:
AUMENTO DA FAMILIARIDADE DO PÚBLICO COM A INTERNET
Ao longo dos anos, a internet é cada vez mais vista como uma ferramenta confiável para diversas transações que demandam alto nível de segurança, como operações bancárias, bolsas de valores e declaração do imposto de renda, por exemplo. Porque não seria segura para o comércio?
NATIVOS DIGITAIS
Já fazem parte e serão cada vez mais numerosos no mercado os chamados nativos digitais - pessoas que nasceram depois da internet, e que cresceram conectadas. Para estes novos consumidores, a web é algo totalmente familiar e que não desperta a desconfiança que seus pais e avós têm ou tiveram com a rede.
As pessoas que completam 18 anos de idade nos dias atuais fazem parte da primeira geração de consumidores nativos digitais. Para este público, a relação com a internet é algo inerente à sua vida, então é totalmente natural fazer compras online, como se faz diversas outras atividades.
Os nativos digitais não têm nenhum receio de informar o número do seu cartão de crédito para operações na internet. Isto representa um potencial de crescimento ainda mais acentuado das vendas online nos próximos anos, pois teremos cada vez mais nativos digitais economicamente ativos.
REPUTAÇÃO DAS LOJAS VIRTUAIS
Negócios online demandam um extremo cuidado com a reputação daqueles que operam neste meio. Para as lojas virtuais, isto significa cumprir prazos e conformidade das suas entregas com a máxima eficiência, pois clientes com más experiências são veículos de propaganda negativa para as marcas.
Para evitar correr riscos comprando em lojas que fogem à regra de seriedade no e-commerce, o consumidor pode com facilidade se inteirar da reputação das lojas virtuais. Algumas formas de se evitar problemas nas compras online:
Medalhas E-bit: Sistema referência de avaliação de e-commerces no Brasil, categoriza as lojas em Diamante, Ouro, Prata e Bronze, de acordo com avaliações dos próprios consumidores. Conheça os critérios no site da E-bit.
Lista negra do Procon de São Paulo: A entidade de defesa do consumidor mantém uma lista de lojas virtuais que receberam reclamações de clientes, foram notificadas pelo órgão e não responderam ou não foram encontradas para se posicionar. Confira aqui a lista.
Site Reclame Aqui: Considerado uma espécie de versão online não-oficial dos órgãos de defesa do consumidor, o Reclame Aqui traz diversos relatos de experiências negativas dos consumidores com as mais variadas empresas de comércio ou serviços. Tenha bom senso na sua avaliação, pois existem consumidores que buscam tirar vantagens de determinadas situações e fazem reclamações sem fundamento.
Comodidade é diferencial
Trânsito, perda de tempo, estacionamento caro, tumulto… fazer compras em shoppings ou lojas físicas muitas vezes é uma tarefa desgastante, especialmente próximo a datas comemorativas.
Em oposição a isto, as lojas virtuais oferecem ao consumidor a possibilidade de comprar no conforto de sua casa, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem deslocamentos e sem stress. E ainda receber os produtos em domicílio, tranquilamente.
Posso lhe contar minha experiência, caro leitor: nos últimos 3 natais eu não pisei em um shopping para comprar presentes para a minha família. Minhas compras foram todas online. Um alívio.
Ofertas, descontos e dinheiro de volta. Sim, é verdade!
Além de todas essas vantagens, o e-commerce oferece ao consumidor a possibilidade de pesquisar preços simultaneamente em diversas lojas, além de programas de incentivo para fazer suas compras online e até um sistema que devolve parte dos valores gastos. Conheça:
RECEBA DE VOLTA PARTE DOS SEUS GASTOS ONLINE
Programas de fidelidade através de pontuação não são novidade, existem até mesmo no varejo físico. Porém, recentemente conheci o site Meliuz, que oferece vantagens muito mais objetivas e imediatas.
Cadastrando-se no serviço, você tem alertas de cupons de desconto ativos na loja em que está navegando no momento, e ainda recebe dinheiro de volta nas compras realizadas. É o chamado cashback, que pode chegar a até 25% do valor da operação.
O Meliuz reúne mais de 1000 lojas virtuais brasileiras, incluindo grandes players como Submarino, Americanas.com, Ricardo Eletro, Netshoes, Dafiti e Ponto Frio, entre outros.
O funcionamento é simples: o usuário tem acesso a cupons de desconto (10%, por exemplo) e compra, digamos, R$100. Logo, com o cupom, ele gastou R$90. Sobre o valor gasto, gera-se um cashback. Consideremos um cashback hipotético de 10% e o consumidor recebe em sua conta mais R$9, totalizando uma economia de R$19 numa compra de R$100.
Gostou? Cadastre-se agora mesmo no Meliuz através deste link.
COMPARE PREÇOS EM TEMPO REAL
Você já foi ao centro da sua cidade em busca de um produto e disposto a pesquisar preços? Se a sua resposta for sim, você sabe o tempo e a energia que se gasta para economizar algum dinheiro. Na internet esta tarefa é extremamente fácil. Basta utilizar o Buscapé.
Com este serviço você pesquisa com um só clique pelo produto desejado em diversas lojas online. Encontrando um preço que lhe agrada, basta acessar a loja e efetuar a compra.
MONITORE VARIAÇÕES DE PREÇOS DE PRODUTOS
Outro site muito interessante para quem quer economizar nas compras online é o Baixou.com.br. O serviço possibilita selecionar produtos e receber alertas por email e SMS quando eles atingirem o valor definido por você. Para quem planeja suas compras antecipadamente, é uma ótima forma de economizar um bom dinheiro.
Fonte: O Tempo