Notícias

CONFIANÇA DO COMÉRCIO TEM ALTA EM DEZEMBRO, APONTA FGV

CONFIANÇA DO COMÉRCIO TEM ALTA EM DEZEMBRO, APONTA FGV

A confiança do comércio aumentou entre novembro e dezembro de 2019, conforme divulgou nesta quinta-feira (26) a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 0,3 ponto no período, indo de 97,8 para 98,1 pontos. Na comparação com dezembro de 2018, o indicador recuou 5,9%. Em médias móveis trimestrais, o Icom também aumentou 0,3 ponto, recuperando a queda de novembro.



Em dezembro, a confiança subiu em metade dos seis segmentos monitorados. O avanço foi puxado pelo Índice de Situação Atual (ISA-COM), que aumentou 0,9 ponto na passagem de novembro para o mês seguinte, para 95,8 pontos, maior nível desde dezembro de 2018 (97,1). Já o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 0,4 ponto, para 100,5 pontos. Apesar da terceira queda seguida, o IE-COM se mantém acima do nível considerado neutro (100 pontos) desde julho de 2019.



Para ele, a continuidade e a velocidade da recuperação vão depender de uma melhora mais expressiva da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho.



Trimestre



Depois de registrar ritmo fraco no início de 2019, em especial o segundo trimestre, a confiança do comércio voltou a crescer nos dois últimos trimestres do ano.



A alta foi influenciada pela melhora do ISA-COM, que subiu 6,1 pontos no segundo semestre, mostrando uma recuperação no ritmo de vendas do setor devido à liberação de recursos do FGTS. Já as expectativas continuam acima dos 100 pontos mas voltaram a recuar no quarto trimestre, indicando continuidade da recuperação ainda em ritmo gradual.


Fonte: G1