Consumidor evitou compras parceladas neste Dia dos Pais
O consumidor manteve a postura de menor otimismo, fato esse que ocorre desde o começo do ano, e evitou fazer compras parceladas neste Dia dos Pais. Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apontou que as vendas a prazo caíram 5,9%.
O Resultado é o mais fraco dos últimos cinco anos. Juros elevados, inflação no limite da meta e menor crescimento da renda tem freado o consumo dos brasileiros. Nos anos anteriores, as expansões foram de 3,78% (2013), 4,75% (2012), 6,86% (2011) e 10% (2010). Segundo levantamento do SPC Brasil, a queda nas intenções de vendas parceladas também se repetiu no resultado do Dia das Mães (-3,55%) e Dia dos Namorados (-8,63%) este ano.
Na avaliação do presidente da CNDL Roque Pellizzaro Junior, o resultado é consequência do desaquecimento da economia, influenciado principalmente pela escalada dos juros, pela inflação no limite da meta e pelo menor crescimento da renda do trabalhador "Os brasileiros optaram pelas compras à vista e por itens de mais baixo valor, motivados, principalmente, pelo encarecimento dos juros, pela escassez de crédito e pela preocupação em comprometer menos o próprio orçamento com compras parceladas", afirmou em nota.
Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta o varejo em volume de vendas e faturamento, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria são os mais impactados pelo evento.
Pesquisa
Levantamento feito pela EC Global em parceria com a Officina Sophia Retail entrevistou 762 pessoas e apontou que 75% dos entrevistados pretendia presentear os pais neste ano, contra 67% registrado no ano passado. Entre os itens, o setor de vestuário apareceu na liderança com 47% nas intenções de compra, seguido pelos perfumes com 10% e eletrônicos e celulares com a mesma porcentagem.
Com relação aos valores dos presentes, 36% dos entrevistados disseram que iriam gastar entre R$ 50 e R$ 100, sendo que os homens mostraram-se mais dispostos a abrir a carteira, 69% disseram que iriam gastar mais de R$ 200 na compra de presentes.
Já na pesquisa realizada pelo MercadoLivre artigos de moda, como calçados e roupas, têm a preferência de 21% dos filhos para presentear os pais este ano. Em seguida estão os equipamentos de informática (notebooks e tablets), com 20%, e os aparelhos eletrônicos (televisores e home theater), com 17% das intenções.
O valor a ser desembolsado pelo presente varia de R$ 101 a R$ 250 para 34% dos entrevistados; de R$ 50 a R$ 100 para 28%; e de R$ 251 a R$ 350 para 12%.
O Resultado é o mais fraco dos últimos cinco anos. Juros elevados, inflação no limite da meta e menor crescimento da renda tem freado o consumo dos brasileiros. Nos anos anteriores, as expansões foram de 3,78% (2013), 4,75% (2012), 6,86% (2011) e 10% (2010). Segundo levantamento do SPC Brasil, a queda nas intenções de vendas parceladas também se repetiu no resultado do Dia das Mães (-3,55%) e Dia dos Namorados (-8,63%) este ano.
Na avaliação do presidente da CNDL Roque Pellizzaro Junior, o resultado é consequência do desaquecimento da economia, influenciado principalmente pela escalada dos juros, pela inflação no limite da meta e pelo menor crescimento da renda do trabalhador "Os brasileiros optaram pelas compras à vista e por itens de mais baixo valor, motivados, principalmente, pelo encarecimento dos juros, pela escassez de crédito e pela preocupação em comprometer menos o próprio orçamento com compras parceladas", afirmou em nota.
Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta o varejo em volume de vendas e faturamento, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria são os mais impactados pelo evento.
Pesquisa
Levantamento feito pela EC Global em parceria com a Officina Sophia Retail entrevistou 762 pessoas e apontou que 75% dos entrevistados pretendia presentear os pais neste ano, contra 67% registrado no ano passado. Entre os itens, o setor de vestuário apareceu na liderança com 47% nas intenções de compra, seguido pelos perfumes com 10% e eletrônicos e celulares com a mesma porcentagem.
Com relação aos valores dos presentes, 36% dos entrevistados disseram que iriam gastar entre R$ 50 e R$ 100, sendo que os homens mostraram-se mais dispostos a abrir a carteira, 69% disseram que iriam gastar mais de R$ 200 na compra de presentes.
Já na pesquisa realizada pelo MercadoLivre artigos de moda, como calçados e roupas, têm a preferência de 21% dos filhos para presentear os pais este ano. Em seguida estão os equipamentos de informática (notebooks e tablets), com 20%, e os aparelhos eletrônicos (televisores e home theater), com 17% das intenções.
O valor a ser desembolsado pelo presente varia de R$ 101 a R$ 250 para 34% dos entrevistados; de R$ 50 a R$ 100 para 28%; e de R$ 251 a R$ 350 para 12%.
Fonte: DCI