Consumidor opta pelas compras a prazo
O cartão de crédito continua líder entre as modalidades utilizadas para pagamento a prazo, tendo sido responsável por 80,9% das operações. Logo depois, a preferência do consumidor foi pelo cheque pré-datado (11,8%). Em seguida, apareceu o cartão de crédito próprio, aquele emitido pelas próprias lojas (4,7%), e por último vieram os boletos e carnês (2,6%).
O objetivo da pesquisa é levantar informações sobre a composição das vendas a prazo e do quadro de não recebimento do comércio varejista. Para o economista da Fecomércio Minas Caio Gonçalves, os resultados ficaram dentro do esperado e não oscilaram muito em relação ao mês anterior, embora as vendas à vista tenham aumentado um pouco, passando de 40% em outubro para 45% em novembro.
"A tendência mesmo é manter as compras a prazo. Mesmo variando um pouco ao longo dos meses, o parcelamento é a opção da maioria dos belo-horizontinos", afirmou. Ainda segundo o economista, a preferência pelo cartão de crédito ocorre tanto pelos consumidores como também por parte dos empresários, de maneira a evitar a inadimplência. Segundo a pesquisa, o uso do cartão é estimulado pelos atributos de premiação que oferece, como milhagens, bônus de compras e serviços.
Parcelamento - O cartão de crédito é também o preferido dos consumidores também como instrumento de parcelamento das compras, com mais freqüência para pagamento de três até dez vezes, com participação de 82,7% no total de número de registros. As maiores concentrações estão no parcelamento de três vezes (19,7%) e seis vezes (24,2%).
No mercado de consumo de bens e serviços predomina a percepção de que o parcelamento suaviza o peso do preço na renda das pessoas, atuando como atributo valor do produto comercializado, otimizando a relação custo-benefício.
Entre os empresários, o percentual dos que aceitam o cartão nas lojas aumentou em relação à sondagem anterior (96,4% em novembro, contra 91,3% em outubro). Na opinião dos lojistas, o fato de não trabalhar com cartões limita o fluxo de negócios da empresa, comprometendo a imagem do estabelecimento junto aos consumidores/clientes.
O objetivo da pesquisa é levantar informações sobre a composição das vendas a prazo e do quadro de não recebimento do comércio varejista. Para o economista da Fecomércio Minas Caio Gonçalves, os resultados ficaram dentro do esperado e não oscilaram muito em relação ao mês anterior, embora as vendas à vista tenham aumentado um pouco, passando de 40% em outubro para 45% em novembro.
"A tendência mesmo é manter as compras a prazo. Mesmo variando um pouco ao longo dos meses, o parcelamento é a opção da maioria dos belo-horizontinos", afirmou. Ainda segundo o economista, a preferência pelo cartão de crédito ocorre tanto pelos consumidores como também por parte dos empresários, de maneira a evitar a inadimplência. Segundo a pesquisa, o uso do cartão é estimulado pelos atributos de premiação que oferece, como milhagens, bônus de compras e serviços.
Parcelamento - O cartão de crédito é também o preferido dos consumidores também como instrumento de parcelamento das compras, com mais freqüência para pagamento de três até dez vezes, com participação de 82,7% no total de número de registros. As maiores concentrações estão no parcelamento de três vezes (19,7%) e seis vezes (24,2%).
No mercado de consumo de bens e serviços predomina a percepção de que o parcelamento suaviza o peso do preço na renda das pessoas, atuando como atributo valor do produto comercializado, otimizando a relação custo-benefício.
Entre os empresários, o percentual dos que aceitam o cartão nas lojas aumentou em relação à sondagem anterior (96,4% em novembro, contra 91,3% em outubro). Na opinião dos lojistas, o fato de não trabalhar com cartões limita o fluxo de negócios da empresa, comprometendo a imagem do estabelecimento junto aos consumidores/clientes.
Fonte: Diário do Comércio