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CONVENÇÃO 2020: PAINÉIS DESTA TERÇA DISCUTEM MARCA, CLIENTES, VAREJO FÍSICO E ON-LINE

CONVENÇÃO 2020: PAINÉIS DESTA TERÇA DISCUTEM MARCA, CLIENTES, VAREJO FÍSICO E ON-LINE

A terça-feira (27) foi de muito conhecimento para os participantes da 54ª edição da Convenção ABRAS. Os temas envolveram os desafios na construção de uma marca de sucesso, a importância em colocar o cliente no centro das decisões, e a integração dos canais físicos e on-line.



O primeiro painel “Construindo uma marca memorável com líderes inspiradores”, contou com os empresários Euler Fuad Nejm, presidente do Grupo Super Nosso, Mário Habka, diretor-presidente do Grupo Big Box, e Zefiro Giassi, presidente dos Supermercados Giassi, e foi moderado pelo presidente da Associação Baiana de Supermercados (ABASE), Joel Feldman.



Nas apresentações as lideranças falaram das dificuldades na construção de uma história de sucesso no setor, que além de muito trabalho e dedicação, é preciso focar no planejamento da empresa e no atendimento de qualidade.  E citaram a importância de reorganizar os negócios para melhorar a capacidade de compra, e o fortalecimento das parcerias com fornecedores como fundamentais para negócios promissores. Além da necessidade de adaptação das empresas aos avanços tecnológicos para a sobrevivência no mercado.



Na sequência, o painel “Invista no conhecimento do seu cliente e o mantenha no centro das suas ações” apresentou insights valiosos para quem deseja melhorar a qualidade no atendimento.  Com moderação de Fátima Merlim, CEO da Connect Shopper, o painel contou com Thiago Donald, executivo de Marketing de Varejo, Fábio Hertel, escritor e consultor, e Vinícius  Senger, senior Technical Evangelist da Amazon Web Services.



Por meio de exemplos práticos, os participantes destacaram que um dos grandes problemas dos varejistas é basear suas ações em percepções próprias e deixar de identificar o que é mais importante para seus clientes, o que possibilitaria descobrir o diferencial de mercado da empresa. E falaram da importância em aproveitar dados coletados pela tecnologia para traçar estratégias que possam aproximar o cliente, gerar fidelização.  No painel também foi abordada a relevância de estar sempre remodelando os processos de gestão da empresa e  do treinamento constante de funcionários, priorizando a relação da equipe com o shopper.



Varejo físico e on-line



O “Varejo físico e o varejo on-line integrados: uma visão 360°” foi tema do terceiro painel da Convenção ABRAS na tarde desta terça-feira (27), que recebeu o CEO do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes, e o gerente-geral da GfK, Felipe Mendes.



Moderado pelo presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, o painel trouxe a importância de gerar satisfação na experiência do cliente tanto no canal físico como no digital, junção apelidada de “figital”.



De acordo com os painelistas é fundamental pensar no comércio eletrônico como tecnologia que ajuda o cliente a reduzir o tempo na loja, a diminuir erros nas compras, ou seja, a deixar a vida do shopper mais fácil. A simplificação também é um fator considerado na decisão de compra, de acordo com os participantes do painel. Um site com programação leve e fácil, e com acesso rápido pode gerar mais vendas. Eles falaram ainda da continuidade das lojas físicas mesmo com todos os avanços tecnológicos que estão surgindo, por serem grandes diferenciais no contato direto com o consumidor, na geração de experiência, e alertaram sobre a importância de não descuidar do varejo físico mesmo se a empresa tiver uma operação on-line de sucesso.


Fonte: Comunicação ABRAS