Curso de Atendimento movimenta funcionários de supermercados da Capital e do interior
Encarregados e operadores das diversas seções dos supermercados participaram nos dias 16 e 17 de setembro, na sede Associação de Supermercados do Mato Grosso (ASMAT), em Cuiabá, do Curso Atendimento em Supermercados. No total, 23 colaboradores de nove empresas da Capital e do interior do Estado foram capacitados.
O objetivo do curso é fornecer informações aos colaboradores para que compreendam a importância do atendimento na fidelização do cliente e no sucesso das vendas. Foi ministrado pela multiplicadora Maria de Fátima Guedes Santos, capacitada e certificada pela Escola Nacional de Supermercados.
Segundo a secretária executiva da ASMAT, Tatiane Sanches, este é um dos cursos mais requisitados pelo setor supermercadista, tendo em vista a importância do atendimento dentro de uma loja. “Nos dois dias de curso os alunos aprendem a refletir sobre os conceitos do bom atendimento, bem como entendem e exercitam as regras a partir de situações práticas do dia a dia”, explicou.
“É preciso ouvir os clientes com atenção e o que eles querem, e não fingir que escutou. Também deve-se falar com educação e respeito”, orientou a professora Maria de Fátima, ao enfatizar que um bom atendimento só ocorre quando atendemos ou superamos as expectativas dos nossos clientes. “Se eu mudo, consequentemente, todos mudam”, concluiu a multiplicadora.
Os colaboradores gostaram da capacitação. “Muito bom, aprendi bastante com o curso. Vai ajudar no meu atendimento, já que algumas coisas que a professora falou eu não fazia e vou passar a fazer”, disse a operadora de Caixa Cristina Oliveira, do Fort Atacadista.
O encarregado de estoque Alexandre Richard Fonseca Martins, do Supermercado Iguaçu, também aprovou a iniciativa. “Já fiz outros cursos sobre o tema e agrega muito pra mim, principalmente na parte das vendas”, disse. A opinião dele foi dividida com Keyce Karla da Silva Melo, da Paiol Produtos Naturais, que relatou ter adorado o curso. “A professora é ótima e gostei muito do curso”, afirmou.
A operadora de caixa Jenniffer Emanuelly Abdalla da Silva, do Himitsu Supermercado, destacou que tirou várias dúvidas sobre atendimento, visto que trabalhava com telemarketing. “Com o público é diferente, temos que ter ainda mais cuidado, pois estamos cara a cara com o cliente. O curso vai me ajudar muito nesse sentido”, concluiu.
Durante os dias de curso os alunos puderam exercitar as regras do bom atendimento a partir de situações práticas do que ocorre no relacionamento com clientes. Também foram orientados sobre a adoção de padrões desejados em relação a postura, apresentação pessoal, comportamento e atitudes.
Participaram colaboradores da Paiol Produtos Naturais, Supermercados Gama, Mercado Curió, Supermercado Novo Tempo (de Comodoro), Fort Atacadista (de Cuiabá e Várzea Grande), Supermercado Rio Branco, Supermercado Alameda, e Himitsu Supermercado.
O objetivo do curso é fornecer informações aos colaboradores para que compreendam a importância do atendimento na fidelização do cliente e no sucesso das vendas. Foi ministrado pela multiplicadora Maria de Fátima Guedes Santos, capacitada e certificada pela Escola Nacional de Supermercados.
Segundo a secretária executiva da ASMAT, Tatiane Sanches, este é um dos cursos mais requisitados pelo setor supermercadista, tendo em vista a importância do atendimento dentro de uma loja. “Nos dois dias de curso os alunos aprendem a refletir sobre os conceitos do bom atendimento, bem como entendem e exercitam as regras a partir de situações práticas do dia a dia”, explicou.
“É preciso ouvir os clientes com atenção e o que eles querem, e não fingir que escutou. Também deve-se falar com educação e respeito”, orientou a professora Maria de Fátima, ao enfatizar que um bom atendimento só ocorre quando atendemos ou superamos as expectativas dos nossos clientes. “Se eu mudo, consequentemente, todos mudam”, concluiu a multiplicadora.
Os colaboradores gostaram da capacitação. “Muito bom, aprendi bastante com o curso. Vai ajudar no meu atendimento, já que algumas coisas que a professora falou eu não fazia e vou passar a fazer”, disse a operadora de Caixa Cristina Oliveira, do Fort Atacadista.
O encarregado de estoque Alexandre Richard Fonseca Martins, do Supermercado Iguaçu, também aprovou a iniciativa. “Já fiz outros cursos sobre o tema e agrega muito pra mim, principalmente na parte das vendas”, disse. A opinião dele foi dividida com Keyce Karla da Silva Melo, da Paiol Produtos Naturais, que relatou ter adorado o curso. “A professora é ótima e gostei muito do curso”, afirmou.
A operadora de caixa Jenniffer Emanuelly Abdalla da Silva, do Himitsu Supermercado, destacou que tirou várias dúvidas sobre atendimento, visto que trabalhava com telemarketing. “Com o público é diferente, temos que ter ainda mais cuidado, pois estamos cara a cara com o cliente. O curso vai me ajudar muito nesse sentido”, concluiu.
Durante os dias de curso os alunos puderam exercitar as regras do bom atendimento a partir de situações práticas do que ocorre no relacionamento com clientes. Também foram orientados sobre a adoção de padrões desejados em relação a postura, apresentação pessoal, comportamento e atitudes.
Participaram colaboradores da Paiol Produtos Naturais, Supermercados Gama, Mercado Curió, Supermercado Novo Tempo (de Comodoro), Fort Atacadista (de Cuiabá e Várzea Grande), Supermercado Rio Branco, Supermercado Alameda, e Himitsu Supermercado.
Fonte: Luciane Mildenberger - Asmat