Notícias

Curso de Empacotador reforça importância do atendimento ao cliente

Curso de Empacotador reforça importância do atendimento ao cliente Aproximadamente 20 pessoas participaram do Curso de Empacotador realizado pela Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT), no dia 24 de julho, em Cuiabá. O curso desenvolveu e aprimorou conhecimentos operacionais e comportamentais da função do empacotador de mercadorias em supermercados, bem como mostrou o papel do empacotador e de sua importância no contexto geral de uma loja.

A instrutora do curso, Maria de Fátima Guedes dos Santos, capacitada e certificada pela Escola Nacional de Supermercados, deu dicas de comportamentos e atitudes que as empresas esperam encontrar nos empacotadores. “Mostramos aos alunos como o atendente de empacotador pode trabalhar com diferencial no supermercado, porque ele já tem a técnica, e nós focamos no atendimento ao cliente”, explicou.

Hoje, disse Maria de Fátima, o maior desafio para qualquer supermercado é trazer o cliente para dentro da loja. A concorrência é grande e a escolha por um supermercado ou outro é exclusivamente uma decisão do cliente. “Os profissionais que atuam nas áreas de atendimento direto com o cliente têm a chave do sucesso da empresa. São os responsáveis pelo que há de mais precioso em qualquer negócio comercial: o relacionamento com o cliente”, afirmou.

A instrutora explicou que o bom relacionamento é o que faz com que um cliente volte muitas vezes ao mesmo supermercado. "O empacotador é o finalizador de toda a experiência do cliente na loja. O trabalho do empacotador pode causar ótima sensação ao cliente ou destruir tudo que foi conquistado durante sua visita à loja, por isso a importância desse curso”, concluiu Maria de Fátima.

Para uma das participantes do curso, Diancarla Souza Pinho, formadora de novos profissionais do Comper, as capacitações e treinamentos da ASMAT fazem a diferença no dia a dia da loja. “A partir do momento que o funcionário sai daqui, ele sai motivado e com novas ideias. Chega na empresa passando isso aos outros e desempenha melhor a sua função. Isso agrega para a empresa e para a vida dele. Os cursos ajudam a motivar o trabalho nos supermercados”, destacou.

Os empacotadores Wladimir Lucas Santos da Costa, do Supermercado Bom Gosto, de Várzea Grande, e Tais de Oliveira, do Comper, aprovaram o curso. “Eu já sabia na prática, mas não sabia atender o cliente como foi ensinado. Gostei muito de participar”, falou Wladimir. Já Tais diz ter ficado alegre pela indicação do seu encarregado para participar da capacitação. “Gostei muito e chegando na loja vou passar aos demais empacotadores o que aprendi”, encerrou.

No decorrer do curso os alunos puderam debater temas como: A importância do empacotador de mercadorias; A frente de caixa (Você faz parte de uma equipe; Seu ambiente de trabalho; O caixa exclusivo/preferencial); Comportamento e postura profissional; Funções do empacotador; Prevenindo perdas no empacotamento; e Sustentabilidade e Tipos de sacolas.

Participaram do curso colaboradores dos supermercados Polo Centro, de Nobres; Bom Gosto, de Várzea Grande; e Comper, de Cuiabá e Várzea Grande.

LIDERANÇA - O próximo curso da ASMAT será no dia 26 de agosto, das 8h às 18h, sobre Liderança: Líderes Extraordinários ou Promotores da Excelência. O curso será ministrado pelo professor Odiley Luz – Consultor de RH . Mais informações no site: www.asmat.com.br

Fonte: Luciane Mildenberger - Asmat