Curso de Operador de Check-Out capacita profissionais de supermercados de Cuiabá e Várzea Grande
Treinamento reuniu cerca de 30 participantes, desenvolvendo e aprimorando conhecimentos
A Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT) e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Mato Grosso (Sincovaga-MT) promoveram nos dias 27 e 28 de agosto, o curso "Operador de Check-Out - Trabalhando com Eficiência", na sede das entidades, em Cuiabá. A capacitação teve duração de 8 horas e contou com as presenças de cerca de 30 alunos.
O objetivo, segundo a executiva Tatiane Sanches, foi desenvolver e aprimorar conhecimentos operacionais e comportamentais para a função de operador de check-out, capacitando tanto profissionais experientes quanto iniciantes sobre o papel e a importância desse cargo no contexto geral de um supermercado.
"Tanto a ASMAT e o Sincovaga-MT quanto os empresários estão comprometidos com a qualidade do serviço e com o bem-estar dos trabalhadores nos supermercados. O que mais precisamos hoje é de um atendimento mais humano, que olhe para o cliente", disse Tatiane.
Instrutora responsável pelo curso, Maria de Fátima Guedes, destacou a importância da capacitação contínua para a melhoria do atendimento e da qualidade dos serviços prestados no setor supermercadista.
“É importante aos empresários do ramo supermercadista que invistam em treinamento para que o trabalho não caia na mesmice da acomodação e é para isso que a ASMAT está aqui, prestando esse auxílio. Nós temos que ser essa válvula impulsionadora para poder fazer com que esses operadores venham a ter cada vez mais vontade de atender o cliente com respeito, cordialidade, simpatia e, acima de tudo, motivação”, ressaltou Maria de Fátima.
Participantes do curso também compartilharam suas impressões. Dalva Crispim de Barros, frente de caixa da rede de supermercados Serve Mais, ressaltou a importância de treinamentos constantes para os profissionais, que muitas vezes se veem presos à rotina.
“O curso foi ótimo. É sempre bom lembrar, sempre bom estar fazendo os treinamentos para sabermos o que estamos fazendo de errado, onde precisamos melhorar”, afirmou.
Colaboradora da Sorpan Alimentos, Taísa Auxiliadora, enfatizou que o curso proporcionou um aprendizado extra na profissão, ressaltando a importância de um bom atendimento ao cliente.
Já Aline Domingos, do Supermercado América, concordou e destacou a relevância das discussões sobre melhorias no atendimento ao cliente e no crescimento profissional. “O que achei mais interessante foi como podemos melhorar o atendimento, buscando crescer profissionalmente”.
Operador de Caixa da rede Paulista de Supermercados, Guilherme de Barros Santos, mencionou que aprendeu sobre normas essenciais para a atividade, como a obrigatoriedade de entrega da nota fiscal ao cliente.
“Devemos entregar a nota fiscal ao cliente, mesmo que ele não peça, pois é a garantia da compra e, em caso de necessidade de troca de produtos, a nota é o comprovante com data e hora da compra”, explicou.
O curso reforça o compromisso da ASMAT e do Sincovaga-MT em promover a qualificação profissional e o aprimoramento do setor supermercadista em Mato Grosso.
Fonte: Lumil - Assessoria de Imprensa Asmat