Depois de crescer 14 anos seguidos, varejo alimentar caiu 1% em 2015
O varejo alimentar teve uma queda de 1% no ano passado, já descontada a inflação média do período, de 9,01% pelo IPCA. A informação é do 45º Ranking de Supermercados de SM, que aponta um faturamento do setor de R$ 381,6 bilhões em 2014. Apesar do recuo nas vendas, o setor foi melhor do que o PIB do País, que caiu 3,8% e do que outros setores da economia, como o de material de construção, com retração de 12,6%.
A queda real do autosserviço foi amortizada pelo crescimento dos atacarejos , cuja alta foi de 16%. Outro fator que contribuiu para amenizar a perda de vendas foi a migração do consumidor dos restaurantes e outros canais de foodservice para a alimentação dentro de casa.
Os dados completos do estudo de SM poderão ser encontrados na edição de abril da revista impressa, que circula a partir de 20/04.
A queda real do autosserviço foi amortizada pelo crescimento dos atacarejos , cuja alta foi de 16%. Outro fator que contribuiu para amenizar a perda de vendas foi a migração do consumidor dos restaurantes e outros canais de foodservice para a alimentação dentro de casa.
Os dados completos do estudo de SM poderão ser encontrados na edição de abril da revista impressa, que circula a partir de 20/04.
Fonte: Supermercado Moderno