Notícias

Desenvolvimento é destaque dos Serviços aos Associados da ABRAS

Desenvolvimento é destaque dos Serviços aos Associados da ABRAS

Durante a ABRAS’23 food retail future, no painel ABRAS em Ação, Thais Anselmo, vice-presidente de Serviços aos Associados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), compartilhou com o público mais informações sobre os programas desenvolvidos pela associação para o aprimoramento e crescimento dos empresários supermercadistas, como a Semana Técnica Internacional ABRAS, que aconteceu de 23 a 27 de maio em Valencia, Espanha, e a ABRAS em Nova Iorque, que acontecerá em janeiro de 2024.

Durante essa semana, com a presença de empresas do varejo alimentar como Grupo Muffato, Plurix, Supermercado São Luiz, Tenda Atacado e Supermercados Avenida,  conferiram as novidades e métodos de trabalho estrangeiras, sendo uma importante oportunidade de aprendizagem. Thais destacou especialmente o grupo Mercadona, que mostrou para os participantes mais informações sobre a rede de supermercados.

“Fomos recebidos pela Carolina Roig, Presidente do Conselho e Diretora de Inteligência. Ela abriu as portas para o nosso time, fez uma apresentação incomparável, abriu o modelo de negócio da empresa. Foi uma oportunidade exclusiva para quem aproveitou essa viagem”, enfatizou Anselmo.

O Mercadona foi fundado por Juan Roig, quarta pessoa mais rica da Espanha, e é uma companhia 100% familiar. Dentre os pontos visitados, está o Centro de Inovação do Mercadona, espaço utilizado pela empresa para o desenvolvimento de novas ideias.

O grupo tem mais de 1600 lojas na Espanha e 40 lojas em Portugal. Além disso, a instituição tem 16 centros de distribuição, com um fato curioso: a logística é realizada de forma própria e seus fornecedores fazem a entrega somente no CD. Outro ponto apresentado foi relacionado aos produtos disponíveis nas prateleiras, em que 87%  são de marca própria da rede, o que cria pouca dependência com a indústria.

Vale ressaltar ainda que 9 a cada 10 lares da Espanha são clientes das lojas, gerando um  faturamento de R$170 bilhões. Para fins comparativos, é o resultado dos três primeiros colocados do Ranking ABRAS 2023 juntos.



 


Fonte: ABRAS