Destaque no ranking da ABRAS, Manentti mostra a força do bairro
Os centros das cidades são os pontos de maior movimentação comercial, sempre repletos com as novidades que o mercado tende a oferecer. No entanto, é nos bairros que os negócios crescem, silenciosa e surpreendentemente.
A rede de supermercados Manentti tem como missão ser uma empresa de vizinhança - aumentou o faturamento bruto em meio à crise nacional. Em 2013, faturou 167 milhões, e em 2014, os lucros chegaram aos 184 milhões. O motivo do crescimento é explicado pelo diretor comercial do Manentti, Nazareno Dorneles Alves. “Independente do cenário econômico negativo, temos a meta de continuar buscando formas de permanecer entre os melhores supermercados de bairro de Santa Catarina”, enfatiza.
O foco da equipe tornou possível a permanência da rede no ranking de 2015 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O Manentti ficou em sexto lugar em Santa Catarina, atrás de cinco redes de supermercados focados em grandes centros. O Ranking Abras é anual e analisa alguns indicadores de desempenho para a classificação - o principal é o faturamento bruto. Em seguida vem a venda por metro quadrado, check-out, colaborador e faturamento por loja. Analisando o Sul do Brasil, o Manentti alcança o 30° lugar, enquanto nacionalmente está entre os 150 melhores supermercados do Brasil, na 120ª posição.
A receita do crescimento
Analise o ambiente de trabalho, acrescente profissionais focados em gestão e coloque uma pitada de otimismo. Esta é a receita de sucesso, comenta Alves. “Profissionalizamos a gestão, treinamos e capacitamos os nossos profissionais, além de aperfeiçoar os processos buscando crescimento sólido”, completa.
Ainda de acordo com ele, a tendência para os próximos anos é que o consumidor faça compras próximo de casa. “Ele busca conforto e comodidade, por isso estamos investindo nos bairros com supermercados completos. E a vantagem de um negócio no bairro é que o cliente é chamado pelo nome. A proximidade com o consumidor é essencial”, expõe.
Com mais de mil colaboradores, seis lojas em três cidades e um centro de distribuição, os planos de expansão da empresa, que nasceu em Criciúma, e até hoje é comandada pela família Manenti, são calculados e estratégicos. “Para os próximos cinco anos pretendemos inaugurar novas lojas. A próxima acontece em julho, com a abertura do sétimo supermercado da rede, em Capivari de Baixo. Lá vamos empregar mais de 100 pessoas diretamente”, detalha o diretor de Expansão, Nério Manenti.
Setor supermercadista cresce 5,7% em 2014
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,1% em 2014. Já no setor supermercadista o aumento foi de 5,7%. Isto prova o quanto a classe está unida. “Somos uma classe unida, onde todos buscam o ápice. É claro que existe a concorrência, e isso é muito bom para o consumidor, mas não disputamos posição porque focamos em públicos distintos. Quem ganha com isso são os clientes”, explica Alves.
A rede de supermercados Manentti tem como missão ser uma empresa de vizinhança - aumentou o faturamento bruto em meio à crise nacional. Em 2013, faturou 167 milhões, e em 2014, os lucros chegaram aos 184 milhões. O motivo do crescimento é explicado pelo diretor comercial do Manentti, Nazareno Dorneles Alves. “Independente do cenário econômico negativo, temos a meta de continuar buscando formas de permanecer entre os melhores supermercados de bairro de Santa Catarina”, enfatiza.
O foco da equipe tornou possível a permanência da rede no ranking de 2015 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O Manentti ficou em sexto lugar em Santa Catarina, atrás de cinco redes de supermercados focados em grandes centros. O Ranking Abras é anual e analisa alguns indicadores de desempenho para a classificação - o principal é o faturamento bruto. Em seguida vem a venda por metro quadrado, check-out, colaborador e faturamento por loja. Analisando o Sul do Brasil, o Manentti alcança o 30° lugar, enquanto nacionalmente está entre os 150 melhores supermercados do Brasil, na 120ª posição.
A receita do crescimento
Analise o ambiente de trabalho, acrescente profissionais focados em gestão e coloque uma pitada de otimismo. Esta é a receita de sucesso, comenta Alves. “Profissionalizamos a gestão, treinamos e capacitamos os nossos profissionais, além de aperfeiçoar os processos buscando crescimento sólido”, completa.
Ainda de acordo com ele, a tendência para os próximos anos é que o consumidor faça compras próximo de casa. “Ele busca conforto e comodidade, por isso estamos investindo nos bairros com supermercados completos. E a vantagem de um negócio no bairro é que o cliente é chamado pelo nome. A proximidade com o consumidor é essencial”, expõe.
Com mais de mil colaboradores, seis lojas em três cidades e um centro de distribuição, os planos de expansão da empresa, que nasceu em Criciúma, e até hoje é comandada pela família Manenti, são calculados e estratégicos. “Para os próximos cinco anos pretendemos inaugurar novas lojas. A próxima acontece em julho, com a abertura do sétimo supermercado da rede, em Capivari de Baixo. Lá vamos empregar mais de 100 pessoas diretamente”, detalha o diretor de Expansão, Nério Manenti.
Setor supermercadista cresce 5,7% em 2014
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,1% em 2014. Já no setor supermercadista o aumento foi de 5,7%. Isto prova o quanto a classe está unida. “Somos uma classe unida, onde todos buscam o ápice. É claro que existe a concorrência, e isso é muito bom para o consumidor, mas não disputamos posição porque focamos em públicos distintos. Quem ganha com isso são os clientes”, explica Alves.
Fonte: Abras