Notícias

Empresários de Mato Grosso participam da ABRAS 2014

Empresários de Mato Grosso participam da ABRAS 2014 Uma caravana de empresários supermercadistas de Mato Grosso marcou presença na 48ª Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O evento reuniu presidentes e executivos das maiores redes do País no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP), entre os dias 16 e 18 de setembro.

Segundo o presidente da Associação de Supermercados do Mato Grosso (ASMAT), Kassio Catena, a convenção foi um sucesso, com palestras e temas direcionados ao setor varejista. “O empresário do nosso setor busca a ABRAS para se atualizar de tudo o que está acontecendo no mundo dos negócios. Os estandes com exposição de tecnologia também apresentam soluções inteligentes para supermercados, o que ajuda muito”, relatou.

Durante o evento, a ABRAS divulgou as perspectivas do setor supermercadista para o segundo semestre de 2014 e também para 2015: o setor deverá crescer 1,9% em 2014 (até julho, o resultado acumulado era de 1,48%). Para 2015, a perspectiva é de que o ano seja um pouco melhor, com o crescimento de 2,5% (já deflacionado pelo IPCA/IBGE).

"Apesar dos rumores de um ano difícil em 2015, nossa perspectiva é a de continuarmos crescendo acima do PIB, acreditando na força do mercado interno brasileiro e na manutenção de uma taxa de desemprego nos mesmos patamares que se apresenta atualmente. O cenário econômico atual é desafiador, sem dúvida, mas precisamos acreditar no potencial do Brasil para enfrentá-lo e sair fortalecido deste processo", afirmou o presidente da ABRAS, Fernando Yamada.

Além da perspectiva de manutenção de uma taxa de desemprego estável, outro fator em que se baseia a estimativa da ABRAS para estimar o crescimento positivo, mas menor em 2015, é a perspectiva de crescimento de 8,8% no salário mínimo. Em relação ao fechamento de 2014, a entidade revisou em agosto a sua estimativa de crescimento, que era de 3%, para 1,9%, levando em conta os resultados do primeiro semestre do ano mostrados pelo seu indicador.

Participaram da caravana de Mato Grosso o presidente da ASMAT, Kassio Catena, e a secretária executiva da ASMAT, Tatiane Sanches, e os empresários Jocondo Delmoro e Clecino Delmoro (Delmoro); Aguinaldo J. Carmo, Luiz Carlos Vitorazi e Mirko Ribeiro (Juba); Claudir Carlos Raimundi (Iguaçu); Paulo Angelo Zanchetin (Casa Aurora); e Bruno Ruvieri e Luis Carlos Franchi (Big Lar).

Fonte: Luciane Mildenberger com informações do Portal Abras