Expoagas 2014 deve movimentar R$ 350 milhões em negócios
A 33ª Convenção Gaúcha de Supermercados - Expoagas 2014, que ocorrerá de 19 a 21 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, deverá congregar 38 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento, oriundas dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros nove países, em uma programação que incluirá palestras de João Carlos Martins, Clóvis de Barros Filho e Max Gehringer, entre outros. Promovida há mais de três décadas pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), a Expoagas contará ainda com seminários, cursos, workshops, visitas técnicas e, principalmente, a feira de negócios, que este ano trará entre outras novidades o espaço Vinhos do Brasil.
Este ano o evento terá uma série de modificações, com vistas ao fomento de negócios e à segmentação da programação técnica, que passa a abranger gestores e colaboradores dos mais diferentes setores do varejo e da indústria. Na feira de negócios, a principal novidade será a ampliação do sorteio de prêmios entre os compradores da Expoagas: além do já tradicional sorteio de um automóvel ao final do evento (neste ano, será um Hyundai HB20), a Agas vai sortear dois notebooks entre os visitantes que efetuarem compras nos dois primeiros dias do encontro. Para concorrerem aos três prêmios, os participantes da feira vão receber um cupom a cada R$ 1 mil em compras junto aos expositores.
Outra atração dos pavilhões de negócios será o espaço Vinhos do Brasil, idealizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho, que congregará 12 vinícolas gaúchas, em incentivo à bebida nacional. "Muitas mudanças refletem a preocupação do setor supermercadista gaúcho em oportunizar crescimento a toda a cadeia, já que a indústria gaúcha perdeu cerca de 15% de participação no PIB do estado nos últimos cinco anos. Este é um cenário que nos preocupa, porque uma economia só é forte e tem seu crescimento sustentável se a indústria também se desenvolve", observa o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
A sustentabilidade, inclusive, será tema de um dos painéis da Convenção, e é um dos assuntos a serem debatidos nos três dias de evento. "Queremos ampliar o conceito de sustentabilidade, que vai muito além da preocupação ambiental. Qualquer empresa ou organização tem que ser ecologicamente correta, mas também precisa ser socialmente responsável e economicamente viável. Esta é a sustentabilidade em que acreditamos", explica o dirigente.
Para todo o varejo
Desenvolvida originalmente com a participação maciça de supermercadistas, a Expoagas tem ampliado seu leque de abrangência ao longo dos anos. Em 2014, além dos supermercados, a inscrição para o evento foi mais uma vez franqueada, até o dia 8 de agosto, para outros setores do comércio, como padarias, açougues, lojas de conveniência, restaurantes, hotéis, bazares, hospitais, farmácias, lojas de R$ 1,99, agropecuárias, pet shops e outras empresas do varejo, que vão à feira em busca de novidades, condições especiais de pagamento, tendências, novas tecnologias, networking, qualificação profissional e parcerias.
Segundo o presidente Antônio Longo, o caráter plurissetorial do evento acompanha uma tendência do segmento de supermercados, que vem agregando oportunidades de negócio às lojas. "Hoje, o supermercadista divide uma loja em diversos pequenos negócios: a padaria é um, o açougue é outro negócio, a mercearia também, e todos têm de se rentabilizar. Além disso, cada vez mais empresas do setor estão oportunizando locações de sublojas, como farmácias, livrarias, restaurantes e gráficas, transformando o supermercado em um grande centro de conveniência e de negócios", destaca.
Mais informações: www.agas.com.br ou expoagas@agas.com.br
Este ano o evento terá uma série de modificações, com vistas ao fomento de negócios e à segmentação da programação técnica, que passa a abranger gestores e colaboradores dos mais diferentes setores do varejo e da indústria. Na feira de negócios, a principal novidade será a ampliação do sorteio de prêmios entre os compradores da Expoagas: além do já tradicional sorteio de um automóvel ao final do evento (neste ano, será um Hyundai HB20), a Agas vai sortear dois notebooks entre os visitantes que efetuarem compras nos dois primeiros dias do encontro. Para concorrerem aos três prêmios, os participantes da feira vão receber um cupom a cada R$ 1 mil em compras junto aos expositores.
Outra atração dos pavilhões de negócios será o espaço Vinhos do Brasil, idealizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho, que congregará 12 vinícolas gaúchas, em incentivo à bebida nacional. "Muitas mudanças refletem a preocupação do setor supermercadista gaúcho em oportunizar crescimento a toda a cadeia, já que a indústria gaúcha perdeu cerca de 15% de participação no PIB do estado nos últimos cinco anos. Este é um cenário que nos preocupa, porque uma economia só é forte e tem seu crescimento sustentável se a indústria também se desenvolve", observa o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
A sustentabilidade, inclusive, será tema de um dos painéis da Convenção, e é um dos assuntos a serem debatidos nos três dias de evento. "Queremos ampliar o conceito de sustentabilidade, que vai muito além da preocupação ambiental. Qualquer empresa ou organização tem que ser ecologicamente correta, mas também precisa ser socialmente responsável e economicamente viável. Esta é a sustentabilidade em que acreditamos", explica o dirigente.
Para todo o varejo
Desenvolvida originalmente com a participação maciça de supermercadistas, a Expoagas tem ampliado seu leque de abrangência ao longo dos anos. Em 2014, além dos supermercados, a inscrição para o evento foi mais uma vez franqueada, até o dia 8 de agosto, para outros setores do comércio, como padarias, açougues, lojas de conveniência, restaurantes, hotéis, bazares, hospitais, farmácias, lojas de R$ 1,99, agropecuárias, pet shops e outras empresas do varejo, que vão à feira em busca de novidades, condições especiais de pagamento, tendências, novas tecnologias, networking, qualificação profissional e parcerias.
Segundo o presidente Antônio Longo, o caráter plurissetorial do evento acompanha uma tendência do segmento de supermercados, que vem agregando oportunidades de negócio às lojas. "Hoje, o supermercadista divide uma loja em diversos pequenos negócios: a padaria é um, o açougue é outro negócio, a mercearia também, e todos têm de se rentabilizar. Além disso, cada vez mais empresas do setor estão oportunizando locações de sublojas, como farmácias, livrarias, restaurantes e gráficas, transformando o supermercado em um grande centro de conveniência e de negócios", destaca.
Mais informações: www.agas.com.br ou expoagas@agas.com.br
Fonte: Abras