Gestão de compras é fundamental para os supermercados, afirma professor

Para os supermercados, fazer uma boa gestão de compras é essencial, pois são os compradores os grandes responsáveis pela negociação com os fornecedores, compras corretas de produtos, equilíbrio do estoque e estabilização financeira de uma loja. Com o objetivo de aprofundar o assunto, a Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat) realizou no dia 19 de setembro, em Cuiabá, o curso "Princípios Básicos em Gestão de Compras", com o especialista João Carlos da Lapa.
"O departamento de compras é um dos grandes pilares da gestão de um supermercado. Nós abrangemos aqui as principais atividades que se desenvolvem lá dentro, desde atribuições do diretor, do gerente e do gestor de compras, até alguns processos, controles e indicadores que são acompanhados pelas grandes empresas do ramo", explicou o professor.
Segundo ele, o descontrole no estoque, o descontrole na verba de compra e na variedade de produtos e, consequentemente, em satisfação do consumidor já levaram a bancarrota diversas redes de supermercados importantes no país. "Para ter sucesso na atividade o gestor precisa trabalhar em cima de informação correta e variáveis importantes como venda, percentual de compra, precisão e qualidade do estoque no sistema", completou Lapa.
O curso foi voltado para diretores, compradores, gerentes, vendedores e assistentes de compras de supermercados. "A reciclagem é importante para agregarmos conhecimento e depois colocarmos em prática na empresa o que aprendemos", observou Lyton Franco, do setor de Compras da rede de Supermercados BigLar. Já o proprietário do Supermercado JM, José Carlos Andrade, disse que o curso foi muito válido para o seu dia a dia na empresa.
Para Leonardo Raimound, do setor de Compras do Supermercado Iguaçu, o curso foi esclarecedor. "É uma atividade que precisa ter muita responsabilidade ao adquirir materiais para a operação da empresa", lembrou. A opinião foi dividida com o gerente do Supermercado Bom Gosto, Moizés Muniz de Aguiar, que gostou do que aprendeu. Participaram também da capacitação representantes da Paiol Produtos Naturais, Supermercado Machadinho, Supermercado Himitsu, Supermercado Somar, Pão & Arte e Supermercado Arena.
João Carlos da Lapa é diretor comercial e consultor sênior da Pratika Consultoria de Varejo. Ele trabalhou 30 anos como gestor nas áreas de operação e compras das maiores empresas de supermercado como Carrefour e Grupo Pão de Açúcar. É autor dos livros “Ganhar mais perdendo menos” e “ Gerência de supermercados, gestão e processos”.
Fonte: Luciane Mildenberger