Hortifrúti: O poder de aumentar as vendas e fidelizar clientes
A seção de Hortifrúti tem participação de 10% nas vendas totais, em média, nos supermercados. Cada vez mais está crescendo a venda de frutas, verduras e legumes nos pequenos e médios supermercados, não só pelos benefícios que proporcionam à saúde dos seus clientes, como também como um grande atrativo, fazendo a diferença.
Com o objetivo de fornecer informações teóricas e práticas para que se compreenda a importância de uma operação eficaz dessa seção, a Associação de Supermercados do Mato Grosso (ASMAT) realizou nos dias 23 e 24 de setembro, em Cuiabá, o curso de Hortifrúti. O curso contou com a participação de 16 pessoas.
O curso foi ministrado pela multiplicadora Marili Gramolini Garcia Winckler, que falou desde a importância da seção, conhecimento dos produtos, procedimentos (compras, recebimento, armazenagem, preparação e embalagem, exposição), até o atendimento, relacionamento pessoal, higiene e segurança dos alimentos, e a prevenção de perdas.
“É importante os funcionários conhecerem a diferença de produtos climatérios e não climatérios, como fazer o armazenamento adequado dos produtos, a fim de reduzir o desperdício e garantir a sobrevivência das empresas. Para os clientes é uma seção que atrai, que exige perfeição e funcionários dedicados que gostam do que fazem”, ensinou Marili.
A secretária executiva da ASMAT, Tatiane Sanches, explicou que o treinamento é essencial para aumentar o conhecimento, desenvolver e aprimorar todas as etapas do processo na seção de Hortifrúti. “Na maioria das vezes os funcionários já tem o conhecimento, mas é preciso fazer uma reciclagem. A seção exige que estejam bem treinados, desde o recebimento das mercadorias, preparo para exposição e reposição nas gôndolas”, disse.
CONTROLE DAS PERDAS
A seção de Hortifrúti é a que possui o maior índice de perdas na maioria dos supermercados. Os produtos são perecíveis, frágeis, têm um ciclo de vida muito curto e requerem muita manipulação. Além disso, na área de vendas ficam muito expostos à manipulação de clientes, nem sempre cuidadosos.
Um funcionário bem treinado e capacitado comete menos erros operacionais e com o isso o índice de perdas pelo manuseio indevido dos produtos cai consideravelmente. Toda perda afeta direta e negativamente a margem de lucro da loja. Na seção de Hortifrúti, os principais motivos das perdas são recepção incorreta, operação incorreta, furto, degustações, e erros no check-out.
O gerente Mauro Alves da Luz, do Supermercado Tropical, de Rondonópolis, aprovou o curso da ASMAT. “Por mais que a gente saiba, sempre é bom participar, pois as vezes sabemos e acabamos não praticando no dia a dia”, ressaltou, ao enfatizar que será multiplicador do aprendizado junto aos encarregados da seção das sete lojas da rede.
Para a repositora de verduras, Ivanil da Silva, do Supermercado Bom Preço, de Várzea Grande, o treinamento vai ajudar muito, principalmente ao receber as mercadorias, verificar e conseguir reduzir as perdas. “Gostei muito sobre a questão do armazenamento correto, que não deixa amarelar as folhas das verduras. Vai servir para o meu trabalho e até como dona de casa”.
A organização das verduras chamou a atenção do verdureiro Antônio Lopes da Costa Ataíde, do Supermercado Paulista, de Cuiabá. Já o comprador de verduras Jucinei Albino da Cunha, do Gama Supermercado, de Várzea Grande, disse que aprendeu muita coisa que não sabia. “O curso vai me ajudar a diminuir as perdas na seção de Hortifrúti, achei ótimo”, concluiu Jucinei.
Com o objetivo de fornecer informações teóricas e práticas para que se compreenda a importância de uma operação eficaz dessa seção, a Associação de Supermercados do Mato Grosso (ASMAT) realizou nos dias 23 e 24 de setembro, em Cuiabá, o curso de Hortifrúti. O curso contou com a participação de 16 pessoas.
O curso foi ministrado pela multiplicadora Marili Gramolini Garcia Winckler, que falou desde a importância da seção, conhecimento dos produtos, procedimentos (compras, recebimento, armazenagem, preparação e embalagem, exposição), até o atendimento, relacionamento pessoal, higiene e segurança dos alimentos, e a prevenção de perdas.
“É importante os funcionários conhecerem a diferença de produtos climatérios e não climatérios, como fazer o armazenamento adequado dos produtos, a fim de reduzir o desperdício e garantir a sobrevivência das empresas. Para os clientes é uma seção que atrai, que exige perfeição e funcionários dedicados que gostam do que fazem”, ensinou Marili.
A secretária executiva da ASMAT, Tatiane Sanches, explicou que o treinamento é essencial para aumentar o conhecimento, desenvolver e aprimorar todas as etapas do processo na seção de Hortifrúti. “Na maioria das vezes os funcionários já tem o conhecimento, mas é preciso fazer uma reciclagem. A seção exige que estejam bem treinados, desde o recebimento das mercadorias, preparo para exposição e reposição nas gôndolas”, disse.
CONTROLE DAS PERDAS
A seção de Hortifrúti é a que possui o maior índice de perdas na maioria dos supermercados. Os produtos são perecíveis, frágeis, têm um ciclo de vida muito curto e requerem muita manipulação. Além disso, na área de vendas ficam muito expostos à manipulação de clientes, nem sempre cuidadosos.
Um funcionário bem treinado e capacitado comete menos erros operacionais e com o isso o índice de perdas pelo manuseio indevido dos produtos cai consideravelmente. Toda perda afeta direta e negativamente a margem de lucro da loja. Na seção de Hortifrúti, os principais motivos das perdas são recepção incorreta, operação incorreta, furto, degustações, e erros no check-out.
O gerente Mauro Alves da Luz, do Supermercado Tropical, de Rondonópolis, aprovou o curso da ASMAT. “Por mais que a gente saiba, sempre é bom participar, pois as vezes sabemos e acabamos não praticando no dia a dia”, ressaltou, ao enfatizar que será multiplicador do aprendizado junto aos encarregados da seção das sete lojas da rede.
Para a repositora de verduras, Ivanil da Silva, do Supermercado Bom Preço, de Várzea Grande, o treinamento vai ajudar muito, principalmente ao receber as mercadorias, verificar e conseguir reduzir as perdas. “Gostei muito sobre a questão do armazenamento correto, que não deixa amarelar as folhas das verduras. Vai servir para o meu trabalho e até como dona de casa”.
A organização das verduras chamou a atenção do verdureiro Antônio Lopes da Costa Ataíde, do Supermercado Paulista, de Cuiabá. Já o comprador de verduras Jucinei Albino da Cunha, do Gama Supermercado, de Várzea Grande, disse que aprendeu muita coisa que não sabia. “O curso vai me ajudar a diminuir as perdas na seção de Hortifrúti, achei ótimo”, concluiu Jucinei.
Fonte: Luciane Mildenberger - Asmat