Intenção do consumo do cuiabano atinge maior patamar em 12 meses

O saldo "positivo" na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cuiabanas consta na pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada pela Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT).
A pesquisa mostra que os 76,2 pontos em outubro de intenção de consumo das famílias cuiabanas é maior que os 68,5 pontos de agosto e os 74,5 em setembro.
De acordo com a Fecomércio-MT, a pesquisa tem escala de zero a 200 pontos, tendo o índice 100 como demarcação entre a avaliação de insatisfação e satisfação do consumidor, ou seja, abaixo de 100 pontos indica uma percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 a indicação é de grau de satisfação em relação ao emprego, renda e capacidade de consumo.
A pesquisa revela que pessoas que recebem acima de 10 salários mínimos a intenção ficou em 111,9 pontos em outubro, sendo o segundo mês consecutivo de incremento superando os 101,2 pontos de setembro e os 89,1 de agosto.
“Recentemente, vimos o Congresso Nacional aprovar o teto para os gastos públicos. Ou seja, medidas estão sendo tomadas para melhorar a atual conjuntura econômica do país, e podemos ter certeza que, tanto o empresariado quanto o consumidor veem com bons olhos essa nova administração do governo”, pontua o presidente da Fecomércio-MT, Hermes Martins.
Conforme a Fecomércio-MT, há perspectiva de melhoras nas vendas neste final de ano e o décimo terceiro salário.
Emprego
Em relação ao emprego, mesmo o número de desempregados no Brasil atingir 12 milhões de pessoas, em Cuiabá a pesquisa mostra satisfação do emprego atual. O salto de agosto foi de 102 pontos para 113,1 pontos em outubro.
Entre os que recebem até 10 salários mínimos observada incremento de satisfação de 99,9 pontos para 109,9 pontos entre agosto e outubro.
Fonte: Olhar Direto