Notícias

Maratona ABRAS de Revezamento deve receber 5 mil corredores de rua

Maratona ABRAS de Revezamento deve receber 5 mil corredores de rua

Engajamento, integração, colaboração são alguns dos valores inatos aos esportes em equipe e que contribuem para um melhor desempenho no ambiente de trabalho. Com essa proposta a Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS une o setor supermercadista para a Maratona de Revezamento ABRAS – Troféu João Paulo Diniz. São esperados cerca de cinco mil corredores para a prova que será realizada nos dias 15 e 16 de abril de 2023, no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo – CEPEUSP, em São Paulo.



O evento, também aberto ao público geral (consumidores e clientes), incentiva as empresas do setor a promover hábitos mais saudáveis entre os seus funcionários e combater o sedentarismo. Atualmente, o setor emprega 3,1 milhões de colaboradores direta e indiretamente em todo o Brasil e conta com mais de 92 mil lojas em todo o Brasil.



“Sempre acreditamos no esporte como instrumento para criar condições para que as pessoas possam desenvolver habilidades não só para a carreira, mas para a vida: disciplina, determinação, resiliência, bons relacionamentos, companheirismo e a competitividade saudável estão entre eles”, analisa o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.



Vem de longa data o fomento das empresas varejistas às diversas modalidades esportivas por meio do patrocínio aos atletas e aos eventos esportivos em todo os Brasil. Além disso, as empresas supermercadistas incentivam a prática de atividades esportivas para desenvolvimento de habilidade, interação entre os colaboradores, cuidados com a saúde. Um dos exemplos, é o pioneirismo da família Diniz.



Criado na década de 90, o GPA Club foi inovador ao dar acesso e incentivo ao esporte para todos os funcionários. Lá os colaboradores contavam com estrutura física e assistência profissional, como do professor, maratonista e preparador-físico Wanderlei de Oliveira, para orientá-los.  Como resultado desse incentivo, muitos colaboradores se tornaram atletas-amadores e têm hoje no currículo, maratonas, ultramaratonas, triathlon, dentre outras modalidades de esportes.



Antes de chegar à vice-presidência da ABRAS, Milan foi um dos colaboradores do GPA que se envolveu com o esporte. Após um mês de treino, fez a sua primeira Maratona, em Blumenau, em 1995. Não parou de correr e colecionou 49 maratonas e 10 ultramaratonas. Com incentivo da empresa supermercadista, conseguiu o feito inédito ao se tornar o primeiro brasileiro a completar a   Comrades. Marathon, na África do Sul. Ao lado de João Paulo Diniz, Milan, disputou corridas, provas de triathlon (nadar, correr e pedalar). Hoje aos 74 anos se prepara para atravessar os Estados Unidos da Costa Leste a Costa Oeste sob a bicicleta pela 17ª vez.



Outras empresas do setor, além de incentivar o esporte são patrocinadoras de atletas e de competições em todas as regiões do Brasil.  “Foi graças ao apoio que recebi de uma empresa supermercadista durante vários anos que eu pude me concentrar, ter foco, e ir subindo de degrau em degrau até conquistar a Maratona de Nova York, conta o maratonista Marilson dos Santos.


Fonte: Abras