Notícias

Marca própria ainda é grande desafio para pequenos e médios

Marca própria ainda é grande desafio para pequenos e médios Produtos com marca própria representam um desafio para as redes pequenas e médias de supermercado no Brasil. Para especialistas, os segmentos têm de entender que o fundamental é investir na gestão da marca, escolher bem o fornecedor e o posicionamento - entendendo o público-alvo.

Os itens chegam a custar 20% menos, logo são um filão para atrair o consumidor em tempos de crise e forte estratégia adotada por líderes do setor. Como o processo de implantação de um produto de marca própria é lento, é latente a necessidade de um extenso planejamento.

Segundo o professor de pós-graduação do núcleo de varejo da ESPM, e autor do livro "Gestão Estratégica de Marcas Próprias", Roberto Nascimento, desde a idealização até o produto estar à venda nas prateleiras do supermercado o processo demora em média nove meses. "É preciso ter um plano de negócios muito bem estruturado para que essa estratégia dê certo", afirma o especialista.

Para a presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), Neide Montesano, o fundamental é fazer a escolha certa do fornecedor e adotar um posicionamento correto do produto. Em outras palavras, definir se o artigo será premium, low price, ou medium.

"O ideal é saber quem é o público-alvo da rede e fazer a marca direcionada para esses clientes, com o posicionamento adequado", comenta Neide.

Em relação à divulgação da marca, a executiva afirma que o principal é investir no Ponto de Venda (PDV). "É preciso colocar a marca em uma posição de destaque. Posicionar de forma correta no PDV é muito importante para o sucesso da bandeira", afirma. Fazer uma embalagem que seja atrativa e entregar aquilo que foi prometido também são aspectos importantes, de acordo com o executivo.

Escolha do produto

O varejista não deve levar em conta apenas o preço menor na hora de escolher o fornecedor, mas também a qualidade do produto, aponta Nascimento. "É preciso garantir que a qualidade esteja dentro dos seus padrões. Já que o nome que estará em jogo não é o da indústria que produziu, mas o da loja", afirma.

Fonte: Jornal DCI