Marcas próprias alcançam 31,9 milhões de lares brasileiros

Uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, em parceria com a Abmapro - Associação Brasileira de Marcas Próprias, constatou que 31,9 milhões de lares consumiram produtos de marcas próprias de supermercados no último ano – 500 mil novos em relação a 2014. A quantidade equivale a um crescimento de 35% desde 2010. Categorias básicas são as mais presentes, com destaque para a cesta de alimentos e limpeza.
O estudo também revela que, seguindo uma nova cultura de consumo, os shoppers avaliam cada vez mais a qualidade das marcas próprias. Média de 86% dos entrevistados disseram dar prioridade à qualidade do produto na decisão de compra, o que desmitifica a imagem de baixa qualidade vinculada à marca própria no seu período de introdução no Brasil.
Na América Latina, o mercado de MP movimentou US$ 1,4 bilhão nos últimos meses, sendo 36% representados pelo Brasil, seguido por México, Colômbia, Chile e Porto Rico. Um percentual considerável, mas ainda abaixo do que o varejo brasileiro é capaz de absorver, segundo análise da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização – Abmapro.
Antes de pensar em como planejar uma expansão efetiva, para a presidente da Abmapro, Neide Montesano, é preciso se atentar as movimentações dos diferentes canais da marca própria, o que exige dos varejistas diferentes focos estratégicos. “A Marca Própria traz ao varejo maior aproveitamento de shoppers e consumidores mais fidelizados.
Investimento em diferenciação, comunicando qualidade e as vantagens dos produtos de MP (que vão além do preço), é o principal fator para o crescimento do setor. Além disso, é preciso focar na necessidade de cada consumidor, criando espaço para investimento em novos segmentos, saindo do básico e crescendo em categorias de valor agregado”, acrescenta.
Vislumbrando novas possibilidades para o crescimento do setor na América Latina, a Real Alliance, parte do grupo BMComm – Brazil Media Communications, traz com exclusividade às redes varejistas a primeira feira de negócios voltada ao mercado de Marcas Próprias. Intitulado de Private Label (etiqueta privada em inglês), o evento acontece nos dias 29 e 30 de agosto na capital paulista.
Para 2016, o Private Label conta com a parceria estratégica da Abmapro para realizar, paralelo à feira de negócios, a 6a edição do Congresso Abmapro de Marcas Próprias - único programa de palestras e workshops para o setor no Brasil.
“A Marca Própria tem um cenário favorável de crescimento no Brasil e em demais países da América Latina. Para tal precisamos fomentar novas estratégias de diferenciação por meio da união do varejo com os seus fornecedores.
Desenvolver um evento focado em negócios e exclusivo para o setor era uma meta da Abmapro que se consolidará em 2016 por meio do evento Private Label”, destaca Neide Montesano.
Fonte: Investimentos e Notícias