MASTERCARD: APESAR DE GREVE, VAREJO CRESCE 0,8% EM MAIO

"O varejo mostrou resiliência e cresceu apesar da greve. Contudo, as vendas foram fortemente impactadas pela paralisação, e, na semana entre os dias 23 e 29 de maio, registramos um impacto de -3% com relação ao mesmo período do ano passado", revela o economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil, César Fukushima.
Um dos setores de melhor desempenho em maio foi o de supermercados, com alta de 6,9% em maio na comparação interanual. Ainda ficaram no terreno positivo as vendas de móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, material de construção e artigos de uso pessoal e doméstico. Já os setores de desempenho negativo foram combustíveis e vestuário.
Apesar de uma queda de 19,2% durante a semana da greve, as vendas totais na internet no mês cresceram 26% em relação a maio de 2017, verificou a Mastercard. "Muitos consumidores deixaram de fazer compras online por causa da demora nas entregas", explica o economista.
Fukushima espera que, para os próximos meses, as vendas sigam em crescimento modesto, ainda pressionadas pela alta taxa de desemprego no País e pela instabilidade nos cenários político e econômico atuais.
Na análise por região, Norte (1%), Sul (1,4%) e Sudeste (1%) ficaram acima da média. O Nordeste ficou na média do Brasil, com 0,8% de crescimento das vendas, enquanto o Centro-Oeste registrou queda de 2,9% nos negócios do varejo.
Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO