Na Páscoa 2017, fabricantes apostam em marcas tradicionais, ovos com caixa de som e volta do chocolate Surpresa

Uma das maiores novidades deste ano é a volta do chocolate Surpresa, que deixou de ser fabricado há 15 anos. A tecnologia também virou “recheio” e algumas fabricantes lançaram ovos com speaker, uma caixa de som que pode ser conectada ao celular por meio de bluetooth, e headphones.
Os ovos de Páscoa estarão nos pontos de venda em março. A Páscoa 2017 será celebrada este ano no dia 16 de abril.
A Nestlé veio este ano com quatro marcas a menos, entre eles os ovos Chokito, Sensação e Lollo, mas fortaleceu as mais fortes, como Prestígio, Kit Kat, Galak e Alpino.
André Laporta, gerente de marketing para a Páscoa, diz que a empresa tentou entender o que o consumidor esperava depois da Páscoa “desafiadora” do ano passado e por isso fez as mudanças. A principal foi a volta do chocolate Surpresa, no ovo de 150 gramas, que vem com um álbum e 10 cards da coleção Dinossauros com a descrição dos animais pelo preço sugerido de R$ 49. Questionado se a empresa pretendia relançar o chocolate que foi um grande sucesso na década de 1980, Laporta diz que a empresa ainda não se decidiu. E alerta que o sabor do chocolate não é o mesmo de 30 anos atrás.
O tradicional Kit Kat desta vez vem com um speaker bluetooth (caixa de som) para ouvir música e atender ao celular. Outra novidade são as latas vintage com ovos ao leite de 170 gramas, por R$ 59.
A Garoto apostou em ovos cuja embalagem já é uma brincadeira para as crianças, como a Fazenda e a Cesta Baton. A primeira vem com coelho e ovo de chocolate e bichinhos de papel para montar. A segunda traz 20 miniovos e patinhas de coelho para fazer caça aos ovos. Há ainda uma lata com 40 miniovos. No caso da Fazenda, o preço sugerido é de menos de R$ 20 para que o consumidor possa presentear pagando um preço mais acessível.
Keila Broedel, gerente de marketing de sazonais, diz que a Garoto aposta em vendas melhores do que em 2016, quando o consumidor estava mais cauteloso, e afirma que a empresa não diminuiu o tamanho dos ovos. Segundo ela, houve apenas algumas mudanças no layout dos ovos para deixá-los com mais “cara de presente”. Os preços da marca variam de R$ 6 (coelho de chocolate) a R$ 49 (Talento de 375 gramas).
A Arcor apostou em ovos de Páscoa com preços mais acessíveis, que vão de R$ 19,90 a R$ 40. Segundo Anderson Freire, gerente de marketing, chocolates, biscoitos e guloseimas, a empresa manteve o mesmo tamanho dos ovos e repassou apenas a inflação para o valor, em torno de 6%. Entre os lançamentos estão ovos com licenciamentos da princesa Moana e dos Simpsons. Outra grande aposta é o ovo Tortuguita que vem com headphone.
Ricardo Reis, gerente de marketing de sazonais da Lacta, diz que neste ano a empresa colocou o chocolate como principal protagonista, com apostas em seus ovos tradicionais como Diamante Negro, Sonho de Valsa, Laka e Oreo, além do lançamento do Bis Oreo. Para as crianças, a Lacta lançou a Caça aos Ovos, e elas podem brincar com a caixa e comer os 14 miniovos.
Segundo Reis, o menor preço sugerido é para o ovinho recheado Sonho de Valsa, com o valor de R$ 10. Já o mais caro é de R$ 70 para o ovo de 743 gramas Grandes Sucessos. Já em relação aos licenciamentos, a Lacta diminuiu de 11 no ano passado para 4 este ano – são Barbie, Batman, Hot Wheels e Ever After High. “Tratou-se de adequação na linha de eficiência e na demanda do consumidor”, diz Reis.
A Ferrero Rocher apostou no layout para chamar a atenção do consumidor. O tradicional bombom com pedaços de avelã veio em formato grande, pesando 125 gramas, em uma embalagem para presente - mas será vendido apenas nas lojas Americanas e Carrefour, ao preço sugerido de R$ 30.
A marca apostou ainda em produtos mais acessíveis para o consumidor, como uma caixa em formato de presente que traz seis bombons e custa R$ 15. O ovo mais caro é o de 365 gramas, a R$ 62,90. O tamanho diminuiu este ano, pois em 2016 tinha 390 gramas, mas o preço sugerido não mudou, diz a empresa.
Já a Kinder Ovo trouxe dois licenciamentos próprios como grande aposta, Reino das Fadas e Velox, com três opções de fadas e vários tipos de carrinhos de corrida para os meninos. Essas coleções estarão em ovos de 150 gramas que custam R$ 56,49 e nos ovinhos de 20 gramas que valem R$ 5,59.
A Kopenhagen continuou sua aposta em ovos com combinações de vários sabores e com brindes sofisticados. Os preços variam de R$ 8,90 a R$ 690. A marca de chocolate premium substituiu o ovo de Páscoa que trazia uma pulseira da Pandora, sucesso de vendas dos últimos dois anos, e que custava em média R$ 480, pelo ovo que vem com um chaveiro exclusivo com os itens clássicos da Kopenhagen, como o café, a Nhá Benta e a letra K, símbolo da marca. O preço sugerido é R$ 389.
Ainda na linha luxo, a empresa trouxe o ovo de 250 gramas com uma nécessaire da grife Le Lis Blanc, que custa R$ 139,90.
Outras novidades são ovos que vêm com óculos de realidade virtual do Mickey e Minnie para a garotada e, para os adultos, um ovo que vem com uma garrafa de cerveja artesanal WälsPetroleum de 375 ml.
O produto mais barato é o ovinho Nhá Benta de 20 gramas, a R$ 8,90. O mais caro é a cesta premium de couro com 2,3 kg de chocolate, reunindo 13 variedades de produtos, por R$ 690.
A Brasil Cacau apostou em ovos de 150 gramas que vêm dentro de cofres que trazem dicas de economia para a criançada, ao preço sugerido de R$ 44,90.
A Cacau Show trouxe entre os lançamentos ovos com speakers em formato de trufa e com headphones, mas para fisgar o consumidor com menor poder aquisitivo apostou na produção de ovos pequenos, miniovos e barrinhas de chocolate, com preços ao redor de R$ 9.
Os preços sugeridos dos produtos variam de R$ 4,90 (pirulito de chocolate de 25 gramas) a R$ 58,90 (trio gourmet com três ovos recheados com brigadeiro, merengue e morango e Romeu e Julieta acompanhados de uma colher). A empresa apostou ainda em licenciamentos próprios para seus brindes como cesta e bola de basquete, maletinha com desenhos de fadas e gorros de pelúcia da coleção Chocomonstros que mexem a orelha e os braços quando se aperta o pé.
Fonte: Portal G1