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EXPO-ECOS 2023 - Geração de negócios marca o primeiro dia da Expo-Ecos 2023

EXPO-ECOS 2023 - Geração de negócios marca o primeiro dia da Expo-Ecos 2023

Com o propósito de estimular discussões construtivas para o setor de autosserviço e oferecer uma perspectiva das mais recentes tendências, inovações e soluções no âmbito do setor atacadista, distribuidor e supermercadista, teve início na terça-feira (15.08), o ExpoEcos 2023 - Encontro Centro-Oeste dos Supermercadistas, Atacadistas, Distribuidores, Indústria e Food Service, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.



A abertura contou com a participação de vários empresários do setor, autoridades e expositores. A previsão é de que, até quinta-feira (17.08), cerca de 15 mil visitantes passem pelos mais de 70 expositores presentes na feira. Na ocasião, os organizadores homenagearam empresas de sucesso e aproveitaram para lançar o ‘Programa Assembleia Social’, parceria entre o setor e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para contribuir com a alimentação de famílias carentes no estado.



O presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT), Alessandro Morbeck, destacou que o setor emprega atualmente mais de 120 mil funcionários, contribuindo com a economia do Estado, e que mesmo no período da pandemia, o segmento conseguiu evoluir. “Nos reinventamos e cumprimos todos os protocolos exigidos na pandemia. Nesse período, foram realizados treinamentos aos colaboradores, que resultaram em melhorias”, frisou. Ele aproveitou para agradecer o apoio da Fecomércio/MT e de todas as empresas parceiras na realização do evento.



Representando o governador Mauro Mendes, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, disse que o país precisa facilitar mais a vida do empresário e enfatizou a necessidade de estabelecer leis e reformas mais acessíveis, destacando a importância da Reforma Tributária.



"A Reforma Tributária tem sido discutida ao longo de mais de quatro décadas, em conjunto com outras iniciativas fundamentais que são indispensáveis para simplificar a vida dos empresários, os quais desempenham um papel crucial na criação de empregos em nosso país", ressaltou o secretário. Ele também mencionou que em Mato Grosso, os empresários têm à disposição programas que visam a facilitar o processo de estabelecimento de seus negócios no estado.



Conforme Luciano de Almeida, presidente da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), a feira oferece não apenas a oportunidade de criar novos negócios, mas também a chance de aprimoramento profissional. Isso é viabilizado por meio de parcerias estabelecidas com instituições como o Senac e a Fecomércio, bem como com empresas colaboradoras, incluindo a Sorpan.



“Essa feira é um apoio valioso para o setor e para a população, pois além de impulsionar os negócios, também oferece benefícios mútuos. Temos aqui uma variedade de treinamentos, como nas áreas de açougue e gastronomia, que tem a intenção de melhorar a qualidade de trabalho e ampliar os ganhos”, pontuou.



Para o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista Distribuidor de Mato Grosso (Sincad-MT), Paulo Backes, a expectativa é de que a feira movimente mais de 35 milhões em negócios, e logo no primeiro dia, alguns expositores já indicavam o sucesso do evento, relatando o fechamento de negócios e esgotamento de estoques.



“A confiança é alta e o otimismo é justificado pela qualidade da feira e do trabalho dos participantes. Os supermercadistas e visitantes estão aproveitando as inovações trazidas pelos atacadistas e distribuidores, que investiram consideravelmente em seus estandes e merchandising. Além disso, a parte técnica da feira também é notável, com a presença de instituições que oferecem qualificação”, ressaltou.



De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Mato Grosso (Sincovaga-MT), Kassio Catena, a perspectiva é exceder o volume de negócios alcançado na edição anterior da feira. “Esperamos que mais de 15 mil pessoas passem pela feira e nossa expectativa é a de superar o limite de negócios que foi feito na feira anterior, que foi de R$ 35 milhões. E estamos bem animados para isso”, compartilhou.


Fonte: Luciane Mildenberger - Assessoria Expo-Ecos