Notícias

Participantes aprovam curso para fiscal de caixa promovido pela ASMAT

Participantes aprovam curso para fiscal de caixa promovido pela ASMAT A operadora de caixa Claudia Regina Veloso Benencase, do Supermercado Novo Tempo, de Comodoro (640 km de Cuiabá), voltou para casa com muito mais conhecimento. Ela foi uma das 50 participantes do Curso de Qualificação para Fiscal de Caixa promovido pela Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT), nos dias 24 e 25 de março, em Cuiabá.

“Achei o curso muito interessante e a forma de abordagem dos assuntos, em especial sobre as atribuições do fiscal de caixa dentro da loja. O curso agregou bastante conhecimento e agora eu e minha colega, também de Comodoro, vamos poder repassar o que aprendemos aos demais funcionários que não puderam participar”, disse Claudia.

Segundo a instrutora do curso, Maria de Fátima Guedes dos Santos, capacitada e certificada pela Escola Nacional de Supermercados, o grande objetivo é requalificar as atribuições do fiscal de caixa para dar maior suporte aos operadores, a fim de que os clientes saiam realmente satisfeitos do supermercado. “O cliente não procura somente preço, mas também atendimento. Ao chegar e ao sair da loja ele é recebido pela frente de caixa”, ressaltou.

Durante os dois dias de curso foram focados temas relevantes como funções/atribuições do fiscal de caixa, formas de pagamento, processos operacionais de fluxo de caixa, entre outros. “Também fizemos dinâmicas de percepção, resolução de problemas e motivação”, acrescentou a professora Maria de Fátima.

Para o encarregado regional de Frente de Caixa do Supermercado Comper e Fort Atacadista, Sidomar Rodrigues de Brito, o curso foi bem proveitoso. Ele participou e acompanhou a participação de mais 19 pessoas da empresa. Uma delas foi a fiscal de caixa Roseli Lorenzon Rigotti, da nova loja Comper do Coxipó, em Cuiabá.

Há pouco tempo na Capital, Roseli veio de Mato Grosso do Sul, ela aprovou a iniciativa da ASMAT. “O curso foi maravilhoso, com uma excelente professora, todos conseguiram entender o que ela ensinou, principalmente em relação à abordagem e ênfase no cliente. As mudanças na frente de caixa são a longo prazo, e devem começar pela base, nas operadoras de caixa”, opinou.

O proprietário do Supermercado Carvalho, de Primavera do Leste, Hegle Carvalho, também aprovou o curso e ressalta que é preciso ter ainda mais. Ele e mais um colaborador da loja participaram pela primeira vez do Curso de Qualificação para Fiscal de Caixa e gostaram muito da forma de abordagem do assunto. “Consegui sanar muitas dúvidas e agora vou repassar aos demais colaboradores”, completou.

Para Hegle, o tema é muito importante e merece ser levado ao interior. “Primeiro lugar o atendimento é primordial, depois organização e atualização. Isso é a base, a partir daí começam os resultados”, concluiu o supermercadista.

A secretária executiva da ASMAT, Tatiane Sanches, ressalta que os cursos são muito importantes para requalificar os colaboradores nas principais atividades operacionais. "Além disso, cursos como este desenvolvem a liderança dos profissionais para conduzirem as equipes de modo que propiciem a motivação em busca de melhores resultados", concluiu.

Participaram do curso fiscal de caixa, líderes de frente de loja, e demais colaboradores de cinco municípios de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Primavera do Leste, Comodoro e São José do Rio Claro.

Fonte: Asmat