Notícias

Participantes aprovam Curso sobre Carnes em Supermercados realizado pela Asmat

Participantes aprovam Curso sobre Carnes em Supermercados realizado pela Asmat

Participantes aprovam teoria e prática do Curso sobre Carnes em Supermercados realizado pela Asmat



Há mais de 15 anos no ramo de açougue, Edgar Oliveira, do Supermercado Maravilha, veio de Feliz Natal para participar do Curso sobre Carnes em Supermercados realizado pela Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat). 



"Viemos de longe para aprender mais um pouco de como fazer o manuseio da carne. O curso foi muito bom, aprendi bastante sobre a desagregação das carnes, como fazer o rendimento e será muito importante para compartilhar na empresa onde eu trabalho. A parte prática foi muito produtiva, uma experiência que vou levar para o resto da vida", garante. 



Durante dois dias, 24 e 25 de abril, os participantes aprenderam primeiro a teoria, no auditório da Asmat, em Cuiabá, e depois na prática, dentro da Casa de Carne Mattozo, de como fazer a desossa em carcaça bovina, bem como os cortes e rendimento dos diversos tipos de cortes de carne.



"Foi um aprendizado muito bom, oportunidade única que eu tive e soube aproveitar", disse Gilmar Lemes de Souza, do Tropical Supermercado, de Rondonópolis. Ele trabalha no setor de açougue há dois anos, depois de passar 14 anos em um frigorífico. 



A médica veterinária Marili Winckler, especialista no assunto e responsável por ministrar o curso, destacou a importância do tema. "Todos os participantes trabalham em açougue e se mostraram muito interessados em aprender como faz a desossa, conhecer os cortes do dianteiro e do traseiro e como fazer o rendimento de carcaça", explicou.



Segundo ela, ainda existe muita perda de carne no açougue devido a falta de treinamento e capacitação das pessoas. "O objetivo foi capacitá-los para que possam fazer o rendimento de carcaça para evitar o máximo de desperdício possível. Eles aprenderam na teoria a fazer os cálculos de rendimento dianteiro e traseiro da carcaça, com vários exercícios, e depois na prática, no açougue. Em paralelo falamos de toda a parte de boas práticas de fabricação e procedimentos operacionais padronizados", concluiu Marili.

 


Fonte: Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa Asmat