Notícias

Páscoa com mais lucro e menos perdas

Páscoa com mais lucro e menos perdas Abril de 2017 – Pesquisa nacional divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Instituto Ipsos revela um aumento de 49% para 51%, ou o correspondente a 77,8 milhões de pessoas, no número de brasileiros que pretendem ir às compras na Páscoa. À espera dessa possível demanda, lojas especializadas, supermercados e outros varejistas investem, novamente, nos estoques de ovos de chocolate, além de outros produtos específicos para a Páscoa.

Porém, como em toda época sazonal, a Páscoa traz também as perdas que ocorrem das mais diversas maneiras: furtos, tanto na área de vendas quanto no estoque e recebimento; perdas por produtos danificados; e compras erradas que irão gerar excesso de estoque. Outro ponto fundamental é que o varejo normalmente trabalha com margens muito reduzidas. Por isso, é vital investir em tecnologia para reduzir as perdas de mercadorias, oriundas de furtos internos e externos, e consequentemente aumentar os lucros.

Agora, o primeiro passo é identificar como as perdas acontecem para em um segundo momento desenvolver ações preventivas com base no treinamento de equipe e soluções de tecnologias que possam auxiliar durante o funcionamento da loja.

FURTOS - Os ovos de chocolate custam até seis vezes mais do que uma barra de chocolate. E infelizmente, podem ser ocultados em sacolas, bolsas, carrinhos de bebê e outros meios. Com isso, tornam-se grandes atrativos nesse período e o índice de furtos aumenta bastante! O furto desses produtos também pode ocorrer no recebimento das mercadorias. É muito importante que eles sejam tratados como Produtos de Alto Risco (PAR), conferidos por um fiscal de prevenção de perdas e acompanhados até o local de armazenamento. Nesse estoque, uma contagem diária amostral será importante para garantir o controle do saldo.

DANOS -Para acondicionar corretamente estas mercadorias nos stands promocionais, a ação de promotores dos fabricantes no ponto de venda e a presença de um especialista em prevenção de perdas pode contribuir com essa tarefa, pois, os ovos de Páscoa são frágeis, sensíveis ao manuseio e à temperatura ambiente. Devem ser armazenados sempre em condições adequadas de temperatura, conforme o tipo do produto e as instruções do fabricante.

EXCESSOS - É um desafio para indústrias e varejistas mensurar o volume adequado de ovos de chocolate a ser estocado para esta época. Por isso, é preciso realizar uma análise dos anos anteriores e do volume de vendas, assim será possível minimizar as perdas. Lembre-se: comprar menos pode gerar menos vendas e comprar demais pode significar aumento de perdas.

Dicas para evitar perdas nas lojas durante a Páscoa:

1.Exponha os ovos de Páscoa de maneira atrativa, mas protegida. Para isso, podem ser utilizadas soluções de CFTV e etiquetas e antenas antifurto. Desta maneira os produtos ficam próximos ao consumidor e protegidos dos furtantes.

2.Oriente funcionários para redobrar a atenção em horários de grande movimentação. Aliar soluções tecnológicas com treinamento profissional é a melhor saída para evitar as perdas e aumentar os lucros.

3.Providencie soluções que otimizem o atendimento em momentos de fluxo intenso. Tecnologias voltadas para a frente de caixa (onde ocorrem 40% das perdas internas), e soluções que auxiliem no momento de manusear o dinheiro das vendas, como o cofre inteligente, são essenciais para que a equipe trabalhe mais preparada.

4. Reforce junto a equipe a necessidade de maior atenção aos produtos PAR nos demais ambientes da loja, principalmente, nos dias de maior fluxo.

*É diretor de Comunicação da Gunnebo



SOBRE A GUNNEBO BRASIL (www.gunnebo.com.br)
Com sede na Suécia, a Gunnebo está presente em 32 países e realiza negócios em mais de cem nações. É especializada em soluções de segurança física e eletrônica, gestão de numerário e controle de acesso. Emprega aproximadamente 5.500 colaboradores em todo o mundo e tem faturamento anual de 660 milhões de euros. No Brasil, destaca-se como fornecedora de soluções antifurto para o varejo (antenas, etiquetas protetoras, cadeados eletrônicos, CFTV e acessórios), além de contadores de fluxo de pessoas, cofres inteligentes (Intelisafe) e uma ferramenta de monitoramento de PDV (Gatecash). A empresa é referência em prevenção de perdas para clientes como Walmart, Carrefour, Sonda, Atacadão, Besni, C&A, Riachuelo, Marisa, Raia Drogasil, Brasil Pharma, Leroy Merlin, Livrarias Saraiva, Fnac e Lojas Americanas, entre outros.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA GUNNEBO

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA GUNNEBO