Preço e frete grátis são os fatores que mais levam os consumidores ao e-commerce

Essa tendência a pesquisar antes de comprar também varia de acordo com o setor. Quando se fala em produtos de tecnologia, por exemplo, 76% dos consumidores tendem a fazer buscas online antes de adquirir um dispositivo. Enquanto isso, no setor financeiro, essa consulta é feita, em sua maioria, off-line, por meio de amigos, familiares e visitas às agências bancárias, por exemplo. Apenas 15% dos entrevistados afirmaram usar a internet para conhecer opiniões sobre serviços do tipo.
Esses números também são baixíssimos quando o assunto são os supermercados, com apenas 5% dos entrevistados pela pesquisa afirmando usarem celulares ou outros dispositivos para realizarem as compras. Aqui, faz diferença o fato de que, indo até a loja, é possível ter acesso ao produto naquele exato momento, em vez de ficar esperando por uma entrega.
Apesar do crescimento global na disponibilidade e facilidade de se usar meios de pagamento mobile, sua utilização por aqui também é baixa. Apenas 11% dos brasileiros afirmaram já terem usado o celular para acertar as contas, enquanto globalmente, esse total chega a 20%.
Para a diretora de customer experience da TNS, Juliana Honda, a presença dos meios digitais no dia a dia das compras é significativa, apesar de nem sempre resultar em uma venda propriamente dita. Para ela, os lojistas precisam adequar suas dinâmicas para as peculiaridades do público. “Nem todas as faixas etárias possuem o mesmo acesso e conectividade”, explica. “Para desenvolver o e-commerce no país, é necessário ajustar a estratégia de negócio e a logística a aspectos comportamentais do brasileiro.”
A pesquisa foi realizada em 52 países e contou com 56,6 mil participantes. No Brasil, foram 963 pessoas entrevistadas de forma a levantar padrões de comportamento dos consumidores no ambiente digital.
Fonte: Canal Tech