Notícias

Presidente da Asmat participa de palestra sobre reforma tributária com o deputado Efraim Filho

Presidente da Asmat participa de palestra sobre reforma tributária com o deputado Efraim Filho

O presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Alessandro Morbeck, participou na tarde desta quinta-feira (03.10), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, de uma palestra com o deputado federal Efraim Filho, sobre “Panorama da Reforma Tributária”, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional.



O evento foi organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), com apoio de diversas entidades, entre elas, a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), representada na ocasião pelo presidente George Pinheiro, e Asmat. A palestra contou com a presença de vários líderes empresariais e representantes de entidades ligadas ao comércio do Estado. 



O deputado explicou sobre as propostas que tramitam na Câmara, elaborada pelo economista Bernard Appy e apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), e no Senado, feita com base em um relatório do ex-deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Ele citou ainda que o governo federal também apresentará uma proposta, mas até o momento não foi enviada devido à discussão da reforma da previdência. “Há ainda um tempo hábil de espera e o governo diz que não quer misturar as duas reformas, até com receio de perda de apoio”, justificou o parlamentar.



Segundo Efraim, a reforma tributária é extremamente necessária para o país, sendo uma medida que trará o desenvolvimento que o Brasil precisa para voltar a ser grande. “Antigamente se podia dizer que fazer a reforma tributária era uma questão de opção, de escolha. Hoje, já se tem consciência de que o nosso modelo está esgotado, falido, ou seja, é injusto, então não é mais uma questão de opção, é fundamental para o Brasil que a gente reformule o atual modelo. Não adianta fazer remendo em tecido podre, vai rasgar novamente”, enfatizou.



Ele acredita ainda que o maior desafio para a aprovação do texto seja a formação de um consenso entre os colegas parlamentares e se mantém otimista quanto à aprovação da reforma ainda este ano. Em relação aos benefícios, Efraim espera resultados positivos para todos.

“Se a reforma tributária for bem feita é um jogo de ganha-ganha. Todos ganham, ganha o contribuinte em primeiro lugar, ganha o setor produtivo, ganha o governo, porque vai simplificar, desburocratizar e o setor ficará mais competitivo, com condições de produzir ainda mais e para o governo, o combate a sonegação, com um sistema mais racional", ressaltou o deputado.



O presidente Unecs, George Pinheiro, também presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), presente no debate, ressaltou a necessidade urgente da reforma tributária. “O Brasil precisa de uma reforma tributária que consiga juntar os mais de 50 impostos que nós pagamos. Em cada estado há uma diversidade muito grande, com diferentes alíquotas”, opinou. 



Para o presidente da Asmat, Alessandro Morbeck, o evento foi muito positivo, com debate e esclarecimento de dúvidas sobre o assunto. "A reforma tributária é uma das mais importantes para o País e discussões como essa devem ser intensificadas para a formação de um posicionamento único entre municípios, estado e o setor empresarial”, completou. 



Além da Asmat, a palestra contou a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic), Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado de MT (Acomac/MT), CDL Cuiabá, Sebrae Mato Grosso, Fecomércio MT, Famato, FCDL Mato Grosso, Fiemt e Fenabrave. 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Asmat