Notícias

PRODUÇÃO INDUSTRIAL TEM MELHORA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL TEM MELHORA

A atividade industrial apresentou desempenho positivo na passagem de outubro para novembro, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O resultado contribuiu para elevar o faturamento real do setor produtivo em 4,5% no acumulado de janeiro até novembro.



No entanto, o uso da capacidade instalada recuou 0,3 ponto percentual em relação a outubro e se mantém abaixo do nível de um ano antes.



Segundo relatório publicado na segunda-feira (14) pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), em novembro a maioria dos ramos industriais e das indústrias regionais ficou no vermelho. “Assim, pode-se dizer que novembro foi um mês ainda mais desfavorável do que aparenta à primeira vista”, afirmou.



De acordo com a CNI, entretanto, após dois meses de retração, o faturamento real do setor produtivo aumentou 2,1% na passagem de outubro para novembro, “ainda que não tenha recuperado inteiramente as quedas dos dois meses anteriores.”



A entidade destacou que as horas trabalhadas na produção aumentaram 0,7% e, o emprego, 0,3% na mesma base, após um longo período sem registrar alta. “Esses resultados sinalizam uma reação da indústria, na esteira da melhoria dos indicadores de confiança e das expectativas de recuperação da demanda, e indicam patamar superior ao observado no fim do ano anterior”, afirma relatório da entidade.



Para a CNI, apesar de modesto, o crescimento do emprego é “uma reversão na trajetória contínua de queda que ocorria desde fevereiro”. No acumulado do ano, o indicador mostra avanço de 0,2%. Mas na comparação anual, o nível do emprego ainda é inferior ao registrado em novembro de 2017.



Já as horas trabalhadas na produção em novembro aumentaram 0,7% em relação a outubro, após ajuste sazonal. Trata-se do segundo aumento consecutivo do indicador, “revertendo a trajetória decrescente até setembro.” No acumulado do ano até novembro, o indicador mostrou aumento de 0,5% e, na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve avanço de 0,2%.



Massa salarial



Ainda conforme a CNI, a massa salarial real dos trabalhadores da indústria diminuiu 0,7% na passagem de outubro para novembro. “A perda registrada anula o aumento modesto de outubro”, diz a entidade.



 


Fonte: DCI