Notícias

Produção terá que crescer 40% até 2020

Produção terá que crescer 40% até 2020 Nos próximos anos, o mundo aumentará consideravelmente a demanda por alimentos, ocasionado pela elevação no número de habitantes, pela migração da zona rural para a urbana e pelo crescimento da renda per capita. Com isso, a produção de alimentos deve aumentar em 20% até 2020 e, dentro deste contexto, o Brasil tem papel fundamental. A consideração é do ex-ministro e professor da Fundação Dom Cabral (FDC) Alberto Duque Portugal, em palestra ministrada nesta semana na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

O professor da FDC, que também já presidiu a Embrapa e é doutor em sistemas agrícolas, apresentou dados que mostram que o Brasil deverá ampliar em 40% sua produção até 2020 para atender à necessidade mundial de alimentos. "A estimativa de crescimento anual dos produtores rurais brasileiros é de 3,5%, então, o nosso desafio é muito grande. Mas vale ressaltar que somos os mais capacitados para atender este objetivo", destacou o palestrante, considerando que o Brasil possui vantagens dinâmicas e competitivas no mercado internacional.

Segundo Portugal, a maior parte do crescimento populacional está localizada nos países dos continentes asiáticos e africanos, regiões que não apresentam expectativas mais representativas de aumento do volume da produção agropecuária. "Num futuro próximo, a fração da produção agrícola a ser comercializada será cada vez maior, considerando o aumento da população mundial que não acompanha a distribuição de terras aráveis e a capacidade de geração de alimentos".

A produção do setor, segundo Portugal, cresceu 220% entre 1990 e 2013, enquanto que a área, em nível bem menos expressivo, subiu 40%. "Este resultado é fruto do crescimento da produtividade que, no período analisado, aumentou 128%, graças ao uso da tecnologia. E não há como deixar de elevar a produtividade porque é ela que faz o produtor se manter competitivo no mercado e ganhar dinheiro".

Desafios - Entre os desafios a serem superados pelo setor para atingir a meta de produção, Portugal citou a escassez de mão de obra e a concentração da produção. "Atualmente, 0,7% dos produtores produzem 52% do valor bruto da produção do Brasil, ou seja, está muito concentrado a mão de obra tanto em quantidade como no nível de produtividade".

Para o especialista, o produtor precisa ficar atento à administração da sua propriedade. "Tem que se tratar também a gestão, tanto dentro do negócio, como por exemplo a governança, a análise de risco, como fora da porteira, como política pública, a participação do produtor".

Após a palestra, foi realizado o encerramento do curso "Gestão do Agronegócio em Empresas Familiares", promovido pela Fundação Dom Cabral. A turma foi composta por 30 pessoas ligadas direta ou indiretamente ao agronegócio. Segundo o coordenador de projetos da FDC, Eduardo Mozeli, a qualificação, com duração de nove meses, abordou técnicas de gestão para acionistas familiares. "O objetivo foi capacitar os produtores rurais com temas que vão de governança a acordo entre sócios". As informações são da Famasul.

Fonte: Diário do comércio - MG