Produtos de limpeza faturou US$ 7,8 bi em 2013
A indústria brasileira de produtos de limpeza faturou US$ 7,8 bilhões em 2013 (aproximadamente R$ 15,5 bilhões), segundo balanço recém-concluído da Abipla (entidade de fabricantes).
O setor cresceu 4,4% em relação ao ano anterior. Com o resultado, o país se manteve entre os quatro maiores mercados, atrás de Estados Unidos, China e Japão. A balança comercial, no entanto, teve saldo negativo de US$ 451,5 milhões, uma alta no deficit de 34,8%, na comparação com 2012.
"O setor é um dos poucos que pode produzir itens com fórmulas mais concentradas e com isso ter maior valor agregado", afirma Maria Eugênia Saldanha, presidente-executiva da associação. Com a nova composição, que prevê menos água, a entidade espera ganhos com custos de frete, logística e embalagens mais compactas.
"O segmento de cuidados com a roupa, que representa 40% do faturamento, pode ser totalmente concentrado. A parte de produtos para o lar também pode passar pela reformulação, com restrições, a exemplo da água sanitária."
O setor cresceu 4,4% em relação ao ano anterior. Com o resultado, o país se manteve entre os quatro maiores mercados, atrás de Estados Unidos, China e Japão. A balança comercial, no entanto, teve saldo negativo de US$ 451,5 milhões, uma alta no deficit de 34,8%, na comparação com 2012.
"O setor é um dos poucos que pode produzir itens com fórmulas mais concentradas e com isso ter maior valor agregado", afirma Maria Eugênia Saldanha, presidente-executiva da associação. Com a nova composição, que prevê menos água, a entidade espera ganhos com custos de frete, logística e embalagens mais compactas.
"O segmento de cuidados com a roupa, que representa 40% do faturamento, pode ser totalmente concentrado. A parte de produtos para o lar também pode passar pela reformulação, com restrições, a exemplo da água sanitária."
Fonte: Folha de São Paulo