Ranking ABRAS 2023 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas brasileiras
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulgou na noite do dia 17 de abril o tradicional Ranking ABRAS, o estudo que retrata as movimentações do setor supermercadista no ano anterior. O anúncio das 30 maiores empresas do setor ocorreu durante o Smart Market, encontro do setor que reúne as lideranças do varejo alimentar, e que vai até o dia 18 de abril, no Transamérica Expo Center Norte.
Em sua 46ª edição, o estudo do Ranking ABRAS monitora o desempenho e as principais movimentações das empresas supermercadistas, compondo um amplo levantamento do resultado do trabalho do varejo alimentar que, juntos, constituem um dos setores mais fortes, dinâmicos e representativos da economia nacional.
A pesquisa, que é desenvolvida pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, em parceria com a NielsenIQ, é referência em todo o Brasil e apontou que o setor supermercadista, principal canal de abastecimento dos lares, continua a crescer mostrando sua força e poder de escala.
O evento teve início com o tradicional discurso do presidente da ABRAS, João Galassi, apresentando sua trajetória na ABRAS, passando pela posse do seu segundo biênio neste início do ano e também do Instituto UNECS – União das Entidades do Comércio e Serviços. Em sua apresentação, mostrou a importância das entidades que fazem parte da UNECS, assim como da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS).
Em seu discurso, Galassi apontou a importância da Reforma Tributária e chamou a atenção do impacto do IVA com uma alíquota única, o que era afetar substancialmente no preço dos alimentos, comprometendo a renda das pessoas mais vulneráveis, mesmo com a instituição do cashback. E o aumento na cesta dos alimentos será de mais de 12,5% no bolso da população.
Galassi também apresentou o Índice de Eficiência Operacional da ABRAS, que mostrou que o setor supermercadista é um dos mais eficientes. Em 2021, o índice foi de 98,18 para 98,21 em 2022.
Ranking ABRAS 2023
O momento mais aguardado da noite veio logo em seguida, quando João Galassi começou a apresentar os números do setor supermercadista. Em 2022, o varejo avançou ainda mais alcançando um faturamento de R$ 695,7 bilhões por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição (atacarejo, supermercado convencional, hipermercado, loja de vizinhança, loja de conveniência, loja de container/condomínio e e-commerce), o que no resultado consolidado pelos supermercados representa 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em relação à geração de empregos, o setor também trouxe números crescentes ante o estudo passado, apresentando 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos.
Em relação ao número de lojas, o setor também expandiu, passando de 92.588 lojas no Ranking anterior para 94.706 lojas no atual cenário em todo o país, por onde passam diariamente 28 milhões de consumidores agregando também um total de 245,4 mil check-outs.
Para o presidente da ABRAS João Galassi, O Ranking ABRAS é importante instrumento que revela a contínua escalada do varejo alimentar no Brasil. “Temos números exponenciais no setor supermercadista, o que vem reforçar ainda mais a grandeza de nossa atuação e mostrar o resultado de nosso intenso trabalho para atender da melhor forma os mais de 28 milhões de consumidores que passam em nossas lojas diariamente. A ABRAS fica muito honrada em reunir grandes nomes, grandes lideranças do setor nesta segunda edição do Smart Market ABRAS para anunciar essa boa nova”, celebra Galassi.
No evento, foram anunciados as 30 maiores empresas do setor supermercadista em um momento de muita expectativa e emoção resultado do esforço e dos investimentos das empresas em suas marcas, seus ativos e processos. O estudo considera, especificamente, a amostra proveniente das empresas que participaram da pesquisa do Ranking ABRAS 2023, e que nesta edição teve participação ampliada, correspondendo a um grupo de 1.247 empresas supermercadistas, com faturamento conjunto de R$ 509,1 bilhões.
No topo, o Carrefour lidera pela sétima vez o Ranking ABRAS, movimentando R$ 108,1 bilhões em 2022. O segundo colocado no Ranking ABRAS, o Assaí Atacadista, ficou com R$ 59,7 bilhões, sendo seguido pelo Grupo Mateus, que subiu de posição no Ranking e ficou em terceiro, tendo apurado no período R$ 24,6 bilhões.
Durante a apresentação, o 3º colocado, Grupo Mateus, foi representado por seu fundador Ilson Mateus, que no ano passado ocupo o 4º lugar. Em seu discurso, ressaltou o seu trabalho duro, agradeceu a Deus e chamou ao palco o CEO do grupo Jesuíno Martins, que assumiu o posto no ano passado e compartilhou com ele esta homenagem.
Antes de encerrar o evento, o presidente da ABRAS chamou ao palco os 4 vice-presidentes executivos para entregar o troféu da Maratona ABRAS de Revezamento, troféu João Paulo Dinis ao CEO do Grupo Carrefour, Stéphane Maquaire, que participou da prova no dia anterior.
Fonte: ABRAS