Notícias

Se equilíbrio fiscal exigir, pode haver alta de impostos, diz Meirelles

Se equilíbrio fiscal exigir, pode haver alta de impostos, diz Meirelles O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira (15) que pode haver necessidade de aumentar impostos caso as contas públicas não sejam reequilibradas. Segundo ele, deve ser divulgada até o final deste mês a estimativa de arrecadação do governo para 2017.
"Se for necessário nós vamos aumentar, porque o importante é o equilíbrio fiscal", afirmou a jornalistas após participar de evento com investidores em São Paulo. "Nós vamos tomar agora uma decisão preliminar, com a previsão sobre se será ou não necessário aumento de impostos em 2017".
Meirelles afirmou que a economia brasileira já apresenta sinais de recuperação, o que deve aumentar a arrecadação do governo e reduzir a necessidade de subir impostos. "Se tudo se configurar, não será necessário aumentar impostos."
Teto de gastos
O ministro da Fazenda voltou a defender que a aprovação do teto de gastos é "fundamental" para a recuperação da economia. O governo aguarda ainda aprovação no Congresso da limitação dos gastos públicos de acordo com a inflação.
"O que fez com que a economia brasileira começasse a perder empregos ao invés de gerar, perder renda, isso tudo decorreu de uma queda da confiança na economia em função de um aumento excessivo das despesas públicas que gerava uma preocupação, e ainda gera, de que não será financiável no futuro, de que o Brasil tenha uma crise fiscal no futuro", afirmou o ministro.

Fonte: G1