Notícias

Secretário da Semob se reúne com representantes de shoppings e supermercados para fiscalizar vagas prioritárias nesses locais

Secretário da Semob se reúne com representantes de shoppings e supermercados para fiscalizar vagas prioritárias nesses locais

O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, se reuniu na tarde dessa segunda-feira (1) com representantes da  Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) e Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT) para dar início na operação 'Tolerância Zero' contra motoristas  e motociclistas que estacionam em vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência (PCD) dentro dos shoppings e supermercados da capital. 



Antenor explica que, apesar da fiscalização  ser legal e constar no artigo 21 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB - e nos estatutos dos idosos e PCD - é preciso dialogar com o setor. "A Semob sempre manteve o diálogo aberto com todos os setores. E essa é mais uma etapa da operação 'Tolerância Zero' com parceria dos shoppings e supermercados.  A nossa Ouvidoria recebe muita reclamação quanto ao uso indevido dessas vagas prioritárias. E hoje aqui, estamos firmando uma parceria para que esses locais permitam a presença  dos nossos agentes", explicou. 



Cesar Moraes, representante do setor de shoppings centers, conta que a medida será levada aos três shoppings da Capital. Para ele, a medida é imprescindível porque existem algumas pessoas que insistem em estacionar nessas vagas prioritárias. "  Deve ser o caminho que os 3 shoppings devem seguir, que é deixar a presença dos agentes nos estacionamentos dos shoppings para garantir o direito dessas pessoas com mobilidade reduzida, seja, idosos, gestantes ou deficientes físicos", pontuou. 



Kassio Catena, representando o setor dos supermercados, parabenizou a iniciativa da Semob. "Quero parabenizar ao secretário por essa atitude de nos convocar para uma reunião e dialogar sobre o assunto. Não é como alguns setores que querem colocar alguma imposição goela abaixo. Iremos levar essa demanda a todos os nossos associados", elogiou. 



No mês passado a  operação que ocorreu nos estacionamentos dos parques, Centro e principais avenidas da capital, agentes de trânsito flagraram 36 motoristas/motociclistas estacionados em vagas as quais eram prioritárias.  Os agentes de trânsito removeram 20 veículos. Todos os carros foram multados, mas nem todos foram removidos porque os donos dos veículos apareceram no momento em que a multa estava sendo lavrada. 



Estacionar em vagas reservadas aos deficientes e idosos sem credencial pode resultar na remoção do veículo, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e R$293,47 de multa.  


Fonte: Asmat