Notícias

Semana Nacional do Peixe vai até 15 de setembro

Semana Nacional do Peixe vai até 15 de setembro A Semana Nacional do Peixe vai até a próxima quinta-feira (15.09). A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) acredita que a campanha de estímulo ao consumo de pescado que acontece nos supermercados de todo o País, desde o dia 1º de setembro, indica para o período um potencial de crescimento de até 25% nas vendas.

O evento, com 13 anos de história, tem o setor supermercadista como parceiro desde o princípio, sendo a Abras, já na origem da campanha, uma de suas principais articuladoras. Criada pelo recém-extinto Ministério da Pesca, a campanha, neste ano, tem também apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e do Comitê de Pesca das Indústrias do Estado de São Paulo (Compesca-Fiesp).

"A ABRAS é uma das articuladoras e grande colaboradora da Semana do Peixe desde a sua primeira edição, sempre se empenhando na promoção desta campanha para todo o setor no Brasil e para o aumento das vendas deste importante item da alimentação brasileira", afirma Fernando Yamada, presidente da Abras.

Sobre o potencial de crescimento em vendas de peixes no período, estimado em até 25%, o superintendente da Abras, Marcio Milan, justifica. "Houve anos, como 2009, em que a campanha significou aumento médio de 20% a 25% nas vendas de peixes em supermercados em relação a datas comuns, sem promoção."

Mais informações podem ser obtidas em material complementar e também pelo Portal Abras, que republica, quinzenalmente, o Boletim Semana do Peixe 2016, feito pela Seafood Brasil, que traz os acontecimentos mais recentes envolvendo a campanha.

Potencial do segmento

- Peixaria representa quase R$ 5 bilhões nas vendas dos supermercados
- Consumo no Brasil: 10,63 kg per capita
- No mundo, 19,2 kg per capita
- Números apontam grande potencial de crescimento no mercado brasileiro
- Produto com alto valor agregado

Importância da Semana do Peixe

- Criada pelo recém-extinto Ministério da Aquicultura e Pesca
- Visa ser a terceira data mais importante para a venda de peixes e frutos do mar, depois de Semana Santa e o Natal
- Crescimento de 25% nas vendas desses produtos durante o período
- Articuladores:
* Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca
* Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
* Comitê de Pesca das Indústrias do Estado de São Paulo (Compesca-Fiesp)

Fonte: Abras com assessoria Asmat