Notícias

Setor supermercadista registra faturamento de R$ 378,3 bilhões em 2019

Setor supermercadista registra faturamento de R$ 378,3 bilhões em 2019

O setor supermercadista registrou faturamento de R$ 378,3 bilhões em 2019, um crescimento nominal de 6,4% na comparação com 2018, de acordo a 43ª edição do Ranking ABRAS/SuperHiper, elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados, em parceria com a Nielsen. Em valores reais (deflacionados) o crescimento no último ano foi de 2,5%.

 

O resultado registrado em 2019 pelo setor representa 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB). O estudo destaca ainda que o setor encerrou o ano passado com 89,8 mil lojas e 1.881,8 milhão de funcionários diretos ante 1.853,1 milhão registrado em 2018, gerando 28,7 mil vagas de emprego no País.

 

“O ano de 2019 foi um muito significativo para os supermercadistas, principalmente, pela melhoria no ambiente de negócios, com início de importantes mudanças estruturais voltadas ao incentivo à simplificação e desburocratização. Isso se refletiu no mercado de consumo e, consequentemente, no desempenho do varejo alimentar”, declara João Sanzovo. 

 

O presidente ressalta o empenho da ABRAS na apuração dos dados e a relevância da pesquisa. “O Ranking Abras/SuperHiper é o maior estudo do setor supermercadista brasileiro, auxilia empresários no desenvolvimento dos seus negócios e, sem dúvida, contribui muito para a evolução do autosserviço no Brasil. É resultado de um trabalho minucioso e feito com muita dedicação e responsabilidade pelo nosso Departamento de Economia e Pesquisa. Um orgulho para nós, da ABRAS”

 

A divulgação oficial do Ranking Abras/SuperHiper acontece nesta quinta-feira (4), em webinar, às 18h, que será apresentada pelo presidente João Sanzovo, e o primeiro vice-presidente, João Galassi. (Clique aqui e confira o link direto).



O encontro virtual também contará com apresentações de executivos da Nielsen, GfK e Kantar sobre tendências de consumo, mudanças no mercado consumidor na pandemia e a dinâmica de canais de compra em um novo mundo.

 

O estudo será divulgado na íntegra na edição de junho da revista SuperHiper, publicação oficial do setor supermercadista brasileiro.


Fonte: ABRAS