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Solenidade de abertuda da APAS 2016 reúne empresários do autosserviço em SP

Solenidade de abertuda da APAS 2016 reúne empresários do autosserviço em SP A 32ª edição da APAS - Feira e Congresso de Gestão Internacional, começou hoje, 2/5, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reúne até o dia 5, empresários do autosserviço de todo o Brasil para apresentar os últimos lançamentos do varejo. Durante a solenidade de abertura o presidente da Associação Paulista de Supermercados, Pedro Celso Gonçalves, destacou o evento como uma grande oportunidade para varejistas. "O Brasil tem tudo para crescer e a APAS 2016 oferece uma possibilidade de realizar novos negócios entre fornecedores e supermercadistas e a alavancar as vendas."

Na solenidade a ABRAS, apoiadora do evento, foi representada pelo vice-presidente, João Sanzovo, que falou em seu discurso que apesar do momento econômico complicado que vive o País, há muitas oportunidades pela frente. "Como diz o tema da APAS 2016 - Perspectivas e Oportunidades - a ABRAS está atenta a essas oportunidades em benefício de toda a classe supermercadista do Brasil e de toda a cadeia de abastecimento". Na ocasião, Sanzovo destacou importantes demandas da entidade como a criação de uma nova política de crédito no País, que dê estímulos ao consumo e a geração de emprego e renda para o fortalecimento do mercado interno brasileiro.

A cerimônia contou ainda com as presenças do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), que é também empresário do ramo varejista, além de executivos do setor supermercadista de diversas partes do País.

Feira e Congresso

A 32ª Feira APAS conta com 65 mil metros quadrados de área de exposição, esta recebendo este ano mais de 600 expositores nacionais e internacionais, que apresentam lançamento em produtos e serviços do varejo. Os organizadores estimam uma geração de cerca de R$ 6 bilhões em negociações durante o evento.

Paralelamente à feira acontece o Congresso de Gestão APAS 2016, com conferências, painéis e palestras de renomados especialistas brasileiros e internacionais sobre liderança, marketing, consumidor, gestão, desempenho, vantagem competitiva, entre outros temas. A programação esta dividida em quatro auditórios temáticos: Marketing, Capital Humano, Tecnologia, Estratégia e Gestão e Comercial. O evento também conta com a Arena do Conhecimento - com palestras gratuitas voltadas às equipes operacionais supermercadistas com tema relacionados ao FLV (Frutas, Legumes e Verduras), Açougue.

Coletiva de imprensa

A Associação Paulista de Supermercados apresentou na manhã de hoje (2), em coletiva de imprensa, pesquisa sobre o setor supermercadista, apontando as tendências do consumidor brasileiro no atual cenário econômico. O levantamento foi realizado em parceria com as empresas Nielsen e Kantar Worldpanel e divulgado em conjunto pelo presidente da APAS, Pedro Celso Gonçalves; diretor de Economia e Pesquisa da entidade, Dinis Dias e o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, pelo vice-presidente da ABRAS, João Sanzovo, e a diretora de Varejo da Nielsen, Daniela Toledo e pela diretora comercial Sênior da Kantar Woldpanel, Christine Pereira.

Dentre os destaques da Nielsen estão as novas tendências de compra do consumidor priorizando o abastecimento, e o crescimento em volume do atacarejo (cash&carry) em 12,1% em 2015. "Em um momento de crise econômica, o consumidor tem se adaptado para atender novas demandas. Eles estão mais atentos aos preços, comparam mais os concorrentes da mesma categoria, aí a importância do supermercadista se atentar à necessidade de promoções, e entender todas as categorias", destaca Daniela Toledo, da Nielsen.

A diretora comercial Sênior da Kantar Woldpanel, Christine Pereira, mostrou em sua apresentação que o consumidor/shopper tem mudado seu padrão de consumo nos últimos anos, registrando uma queda na frequência de compra e unidades por viagem, e aumentando a alimentação dentro do lar. "É muito importante o varejista focar em oportunidade quando falar em sortimento e crescimento futuro. Há ainda muito que crescer. E é cada vez mais importante conhecer os consumidores que frequentam sua loja, quem está comprando e quem não está comprando. E ter cada vez mais claro o propósito específico do negócio, qual benefício oferece para o consumidor e o que pode ser potencializado."

Fonte: Portal ABRAS